Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37488
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAo longo de um período de dez anos de atuação em sala de aula no Ensi- no Básico, percebi a ausência da temática relacionada à atuação dos movimentos sociais nos livros didáticos de Geografia com os quais trabalhei nas escolas onde exerci minhas atividades profissionais como professor. Essa ausência se faz bastante perceptível quando se analisa os currículos, os documentos de planejamentos pedagógicos anuais e o Projeto Político Pedagógico das escolas nas quais atuei. De acordo com informes preliminares, tanto a rede estadual de educação da Paraíba quanto a rede municipal de educação de Sapé/PB, não produzem material didático próprio que contemple essa relevante temática social. [...] A presente pesquisa justifica-se pelo fato de que o município de Sapé/PB é o berço de alguns movimentos sociais populares que, através de mobilizações e atividades em torno de suas respectivas pautas e atuação política deixaram marcas na história local com repercussões em nível regional, nacional e até internacional. Esses movimentos são ligados a pautas de grupos do campo e também urbanos, que desenvolvem suas ações na defesa de direitos nas mais variadas áreas (trabalhistas, sociais, minorias étnicas, etc.), organizados em coletivos, associações de bairro ou rurais, sindicatos, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37488-
dc.date.accessioned2024-08-23T21:24:56Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T21:24:56Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectPesquisa açãopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didático - mapas conceituaispt_BR
dc.subjectSapé - PB - movimentos sociaispt_BR
dc.subjectTerritório de Sapé - PB - movimentos sociaispt_BR
dc.subjectLiga camponesa de Sapé - PBpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectConcept mapspt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectTeaching resource - concept mapspt_BR
dc.subjectSapé - PB - social movementspt_BR
dc.subjectTerritory of Sapé - PB - social movementspt_BR
dc.subjectPeasant League of Sapé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorALVES, Edivaldo Miguel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAction research in the classroom: construction of conceptual maps as a teaching resource to facilitate the understanding of social movements in the territory of Sapé/PB within the scope of Geography teaching.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de; ALVES, Edivaldo Miguel. Pesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de geografia. In: Ivanio Fomer; Camilo Darsine: Adilson T. Bosquerote; Douglas L. Weber. (Org.). Ensino de Geografia: Novas formar de aprender e ensinar Geografia. 1ed. Santa Maria /RS: Arco Editores, 2022, v. 1, p. 27-40. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37488pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PESQUISA-AÇÃO EM SALA DE AULA - CAPÍTULO DE LIVRO CDSA 2022.pdfPesquisa-ação em sala de aula: construção de mapas conceituais como recurso didático facilitador na compreensão dos movimentos sociais no território de Sapé/PB no âmbito do ensino de Geografia. - Capítulo de Livro CDSA 20221.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.