Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoRefletimos sobre a articulação entre os direitos de aprendizagem previstos no Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa e a dimensão formativa da educação. Que tipos de lógicas curriculares estimulam a construção de um cotidiano escolar aberto ao diálogo com processos societários em curso no campo? Os direitos fundados na aprendizagem da leitura e da escrita ferem o princípio da autonomia das escolas do campo? Sob que perspectiva deveríamos dialogar com os ditos direitos? Essas são questões sobre as quais nos debruçamos no presente artigo. Defendemos a escola como polo aglutinador de intencionalidades formativas; espaço de articulação entre ensino,memória e trajetória de vida. Observamos, entretanto, que os projetos pedagógicos dos movimentos sociais do campo se materializam num espaço escolar apenas formalmente aberto ao acolhimento da diferença. Por fim,ampliando a discussão para as escolas urbanas, concluímos que os movimentos ontológicos de emergência de subjetividades coletivas devem ser o centro de fazeres educativos interessados em favorecer direitos que ainda precisam ser aprofundados: de narrarmos nossas próprias histórias; alimentarmos criticamente nossos gostos e valores; construirmos opções estéticas que nos tornem potentes; articularmos esses conhecimentos e valores a estratégias de reprodução de nossas vidas que valorizem o trabalhador e não o capital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCurrículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractWe have focused on the articulation between learnship rights stated in the National Agreement on Appropriate AgeAlphabetization (a government policy) and the formative dimension of education. What type of curricular logicsmakes for the building of a school daily routine open to dialog with current social processes in the countryside. Arethe rights founded in the learning of reading and writing against the field school principle of autonomy? Since whatperspectives have we to dialog with such a rights? Those are matters we have looked into. We sponsor the schoolas an agglutinating centre of formative intentionality; an articulating space of teaching, memory and life trajectory.We have noticed, nevertheless, that the pedagogical projects of countryside social movements happen in a schoolspace only formally open to difference. At last, amplifying the debate for urban schools, we have concluded that theontological movements of emergency of collective subjectivities must be the centre of educative practice interestedin favor rights that are still to be deepened: of narrating our own histories; feeding critically our tastes e values;building aesthetical options which make us stronger; articulating such knowledge and values with the reproductionof our lives in order to enhance the power of worker rather than the capital.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483-
dc.date.accessioned2024-08-23T18:43:06Z-
dc.date.available2024-08-23-
dc.date.available2024-08-23T18:43:06Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectCurrículo e alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização e currículopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectDireitos de aprendizagempt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectCurriculum and literacypt_BR
dc.subjectLiteracy and curriculumpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectLearning rightspt_BR
dc.subjectNational Pact for Literacy at the Right Agept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMESQUITA, Rui Gomes de Mattos de.-
dc.creatorSÁ, Carolina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurriculum and alphabetization: a dialog within the Educational Field.pt_BR
dc.identifier.citationMESQUITA, Rui Gomes de Mattos de; SÁ, Carolina. Figueiredo de; LEAL, Telma. Ferraz. Currículo e alfabetização: um diálogo com a educação do campo. Estudos de Sociologia (Recife), v.2, p. 15, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37483pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍRCULO E ALFABETIZAÇÃO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2012..pdfCurrículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo. - Artigo de Periódico CDSA 2012153.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.