Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480
Title: | Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. |
Other Titles: | Production and experimentation of didactic resources in teaching geography for rural schools: the example of the game “jigsaw puzzle of the geographic space of the semi-arid region”. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. MOTA, Antonio Carlos Soares de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
Keywords: | Ensino de Geografia;Educação do Campo;Recurso didático - jogo quebra-cabeça;Processo de ensino-aprendizagem;Educação contextualizada;Jogo quebra-cabeça - recurso didático;Espaço geográfico - semiárido paraibano;Teaching Geography;Rural Education;Teaching resource - jigsaw puzzle;Teaching-learning process;Contextualized education;Jigsaw puzzle - teaching resource;Geographic space - semi-arid region of Paraíba |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, V Jornada Chilena de Educação Inclusiva, IV CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa, intitulada Produção e experimentação de recurso didático no ensino de Geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do Semiárido”, teve por objetivo produzir e experimentar um jogo quebra-cabeça como recurso didático contextualizado. O referido jogo aborda o conceito de espaço geográfico identificando os elementos naturais e socioeconômicos do Semiárido, no âmbito do conceito geográfico e de sua implicação no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, através da mediação. A mesma foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri no município de Serra Branca – PB, através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação. A partir desta pesquisa, foi possível verificar a importância dos recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo. Sendo estes um facilitador, envolvendo o educando de forma mais próxima da temática, levando-o a construção do conhecimento ao entender que esta temática faz parte de sua vida social, cultural e econômica e a descobrir que o conhecimento não está longe, mas dentro de si através de suas vivências no campo. |
Keywords: | Ensino de Geografia Educação do Campo Recurso didático - jogo quebra-cabeça Processo de ensino-aprendizagem Educação contextualizada Jogo quebra-cabeça - recurso didático Espaço geográfico - semiárido paraibano Teaching Geography Rural Education Teaching resource - jigsaw puzzle Teaching-learning process Contextualized education Jigsaw puzzle - teaching resource Geographic space - semi-arid region of Paraíba |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37480 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2020.pdf | Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo: a exemplificação do jogo “quebra-cabeça do espaço geográfico do semiárido”. - Anais de evento CDSA 2020 | 748.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.