Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensinoaprendizagem da disciplina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T15:18:54Z | - |
dc.date.available | 2024-08-23 | - |
dc.date.available | 2024-08-23T15:18:54Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Escolas do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Teaching resources | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | pt_BR |
dc.subject | Country schools | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | pt_BR |
dc.subject | José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching resources: doing and learning in teaching Geography in rural schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de geografia nas escolas do campo. In: I Congresso Nacional de Práticas Educativas, 2017, Campina Grande. COPRECIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37478 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RECURSOS DIDÁTICOS O FAZER E O APRENDER - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2017.pdf | Recursos didáticos: o fazer e o aprender no ensino de Geografia nas escolas do campo. - Anais de Evento CDSA 2017 | 416.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.