Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477
Title: | Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. |
Other Titles: | Pedagogical workshop: design as a strategy in training by area of knowledge of the degree in rural education: experience report. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. NOGUEIRA, Rosecreide Soares FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. MOTA, Antonio Carlos Soares de. |
Keywords: | Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG;Oficina pedagógica;Produção de desenho - oficina pedagógica;Relato de experiência;Desenho como recurso didático;Recurso didático pedagógico - desenho;Rural Education;Degree in Rural Education - CDSA UFCG;Pedagogical workshop;Drawing production - pedagogical workshop;Experience report;Drawing as a teaching resource;Pedagogical teaching resource - drawing |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosecreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de; MOTA, Antonio Carlos Soares de. Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. Anais. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2018. v. 1. p. 1-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O desenho se apresenta com uma ferramenta didático-pedagógica extremamente interessante para ser explorada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Ele pode proporcionar ao professor uma ótima estratégia para se trabalhar, de maneira mais lúdica, inúmeros conteúdos. Desta forma, o presente trabalho, busca apresentar, através de um relato de experiência, a produção de desenhos como ferramenta para a exploração de temáticas no que tange a área de Ciências Humanas e Sociais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Esta experiência foi realizada durante a oficina intitulada: “A produção de desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais”, ocorrida durante o IV Encontro de Iniciação à Docência da UFCG, e envolveu diversos estudantes do referido curso. Para a realização de tal atividade utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, que foi divido em momentos de capacitação, produção e debate sobre os desenhos produzidos pelos discentes. A produção e experimentação das produções foram realizadas durante a oficina com os estudantes envolvidos e o ministrante da atividade. Verificamos que os desenhos produzidos foram de grande importância para entendimento, por parte dos envolvidos na oficina, das temáticas abordadas pela área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, entendemos que o desenho se caracteriza como um instrumento muito válido para a abordagem dos mais diversos conteúdos possíveis na sala de aula, e por isso, deve ser mais e melhor trabalhado por parte dos professores das escolas do campo, principalmente. |
Keywords: | Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG Oficina pedagógica Produção de desenho - oficina pedagógica Relato de experiência Desenho como recurso didático Recurso didático pedagógico - desenho Rural Education Degree in Rural Education - CDSA UFCG Pedagogical workshop Drawing production - pedagogical workshop Experience report Drawing as a teaching resource Pedagogical teaching resource - drawing |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37477 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OFICINA PEDAGÓGICA O DESENHO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdf | Oficina pedagógica: o desenho como estratégia na formação por área de conhecimento da licenciatura em educação do campo: relato de experiência. - Anais de Evento CDSA 2018 | 284.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.