Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o mural de fotografias das tecnologias sociais como recurso didático produzido no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desse recurso no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X, no município de Sumé - PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que o recurso didático produzido e experimentado nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornou-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em relação a convivência com o Semiáridopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461-
dc.date.accessioned2024-08-22T18:01:53Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T18:01:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectTecnologias sociaispt_BR
dc.subjectProdução de recursos didáticospt_BR
dc.subjectEscola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectSocial technologiespt_BR
dc.subjectProduction of teaching resourcespt_BR
dc.subjectJosé Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of teaching resources for geography teaching in schools in the semi-arid region: the experience of the social technologies mural.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio. A Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. II CONIDIS. Campina Grande: Realize, 2017. v. 01. p. 01-11. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37461pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdfA Produção de recursos didáticos para o ensino de geografia nas escolas do campo do semiárido: a experiência do mural das tecnologias sociais. - Anais de Evento CDSA 2017199.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.