Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37460
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma síntese de atividades didáticas desenvolvidas remotamente no contexto da Crise Sanitária ocasionada pela Pandemia da Covid-19, em uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental da EMEIEF João José de Alcântara, situada no Distrito de Barreiras/Caraúbas-PB. O objetivo central desta iniciativa foi trabalhar o conteúdo curricular “Cartografia: o nosso lugar no Brasil e no mundo” a partir de uma abordagem contextualizada focada na propagação de informações e sensibilização dos educandos perante ao combate do Coronavírus no território da municipalidade em questão. O itinerário teórico-metodológico assentou-se nos pressupostos da pesquisa qualiquantitativa, através da pesquisa-ação, este desdobrou-se em etapas que sucederam-se coletivamente no ambiente virtual por meio do uso do aplicativo google meet, onde todos os participantes interagiam apresentando suas impressões sobre a mencionada problemática e individualmente, momento dedicado para coleta de dados em variadas fontes. Obteve-se enquanto resultado material a construção de representações cartográficas da difusão da Pandemia da Covid-19 no munícipio de Caraúbas-PB. Mediante ao exposto, conclui-se que essa ação efetivou-se com a participação ativa dos educandos e culminou com a produção de conhecimentos significativos acerca da problemática em evidência, realizando-se no início da Pandemia. Por esta razão os dados aqui apresentados não representam a realidade ora vivenciada no município referido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.title | Educação cartográfica no ensino de geografia no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Caraúbas-Paraíba. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37460 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T17:58:10Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22 | - |
dc.date.available | 2024-08-22T17:58:10Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal João José de Alcântara - Barreiras - Caraúbas - PB | pt_BR |
dc.subject | Teaching Geography | pt_BR |
dc.subject | Remote learning | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 pandemic | pt_BR |
dc.subject | João José de Alcântara Municipal School - Barreiras - Caraúbas - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.creator | FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Cartographic education in geography teaching in the context of the COVID-19 pandemic in the municipality of Caraúbas-Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fabiano Custódio; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Educação cartográfica no ensino de geografia no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Caraúbas-Paraíba. In: VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2022, Campina Grande. VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Realize Editora, 2022. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37460 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2022.pdf | Educação cartográfica no ensino de geografia no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Caraúbas-Paraíba. - Anais de Evento CDSA 2022 | 329.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.