Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459
Title: | Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. |
Other Titles: | Rock art: the geographical dialogue between Australia and the Brazilian Semi-Arid region through the production of a didactic resource in teaching geography to rural schools in Cariri Paraibano. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. ARAUJO, Hosana Torres de. MOTA, Antonio Carlos Soares de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
Keywords: | Arte rupestre;Diálogo geográfico - Austrália e Semiárido Brasileiro;Austrália e Semiárido Brasileiro - diálogo geográfico;Educação geográfica;Escolas do campo;Semiárido Brasileiro - escolas do campo;Escola Estadual Maria Balbina - Serra Branca - Distrito de Santa Luzia - PB;Rock art;Geographical dialogue - Australia and the Brazilian Semiarid;Australia and the Brazilian Semiarid - geographical dialogue;Geographical education;Country schools;Brazilian Semiarid - country schools;Maria Balbina State School - Serra Branca - Santa Luzia District - PB |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio; ARAUJO, Hosana Torres de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares. Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. In: I CONIMAS, 2019, Campina Grande. I CONIMAS. Campina Grande: Realize Editora e Eventos, 2019. v. 1. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia. Dessa forma, este trabalho, tem por objetivo apresentar a experiência da produção e experimentação de um recurso didático intitulado ―Arte Rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro‖. Esse recurso didático foi produzido no âmbito do projeto de extensão realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Estadual Maria Balbina, localizada no distrito de Santa Luzia município de Serra Branca - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi realizado na sala de aula, envolvendo os universitários, alunos e a professora titular. Verificamos que o recurso didático produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma forma concreta e contextualizada o ensino sobre as rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas, que seriam visualizadas apenas por imagens do livro didático de uma forma distante da realidade. Desta forma, identificamos o quanto foi válido a contribuição de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo para uma educação geográfica de qualidade para as escolas do campo. |
Keywords: | Arte rupestre Diálogo geográfico - Austrália e Semiárido Brasileiro Austrália e Semiárido Brasileiro - diálogo geográfico Educação geográfica Escolas do campo Semiárido Brasileiro - escolas do campo Escola Estadual Maria Balbina - Serra Branca - Distrito de Santa Luzia - PB Rock art Geographical dialogue - Australia and the Brazilian Semiarid Australia and the Brazilian Semiarid - geographical dialogue Geographical education Country schools Brazilian Semiarid - country schools Maria Balbina State School - Serra Branca - Santa Luzia District - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37459 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTE RUPESTRE O DIÁLOGO GEOGRÁFICO ENTRE A AUSTRÁLIA E O SEMIÁRIDO BRASILEIRO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdf | Arte rupestre: o diálogo geográfico entre a Austrália e o Semiárido Brasileiro através da produção do recurso didático no ensino de geografia para as escolas do campo do Cariri Paraibano. - Anais de Evento CDSA 2018 | 525.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.