Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37449
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar a experiência extensionista na produção de recursos didáticos no ensino de Geografia no contexto escolar e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia no contexto da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB. A realização desse projeto de extensão na referida escola, surgiu a partir das inquietações identificadas na disciplina de Estágio Supervisionado III da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, como também, o processo de formação continuada de professores nos municípios do Cariri Paraibano promovida pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo (LEGECAMPO) realizada na referida escola, ao ser verificada a falta de recursos didáticos da disciplina de Geografia que articulassem a proposta pedagógica da Educação do Campo com o Semiárido Brasileiro. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.title | Ensino de Geografia e Educação do Campo: possibilidades e desafios na produção de recursos didáticos no contexto escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37449 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T21:21:02Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21 | - |
dc.date.available | 2024-08-21T21:21:02Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Produção de recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Teaching Geography | pt_BR |
dc.subject | Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching Resources | pt_BR |
dc.subject | Production of teaching resources | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.creator | SILVA, Raiana Domingos Bezerra da. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching Geography and Rural Education: possibilities and challenges in the production of teaching resources in the school context. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; SILVA, Raiana Domingos Bezerra da; NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do. Ensino de geografia e educação do campo: possibilidades e desafios na produção de recursos didáticos no contexto escolar. In: V Congresso Internacional de Educação Inclusiva e V Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva - V CINTEDI, 2012, Campina Grande - PB. ISSN: 2359-2915. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37449 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdf | Ensino de Geografia e Educação do Campo: possibilidades e desafios na produção de recursos didáticos no contexto escolar. - Anais de Evento CDSA 2024 | 886.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.