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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | SANTOS, G. C. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0277733530416095 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Taciana Lima. | |
dc.contributor.advisor1ID | ARAÚJO, T. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1669470706106346 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | PANET, Miriam de Farias. | |
dc.contributor.referee1ID | PANET, M. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5425360948252283 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SILVEIRA. , Rodolpho Nóbrega da. | |
dc.contributor.referee2ID | SILVEIRA, R. N. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3249771969944510 | pt_BR |
dc.description.resumo | Reconhecendo a importância da arquitetura escolar e pontuando soluções de como os projetos padrões podem conciliar a humanização do ambiente escolar com o potencial de replicabilidade, este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de propor a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um edifício escolar, situado no bairro do Aluízio Campos, em Campina Grande-PB. Destacando a aplicabilidade de estratégias que viabilizem a otimização e racionali-dade construtiva, enfatizando a flexibilidade arquitetônica e a humanização espacial. Para isso, o desenvolvimento da proposta se apoia em pesquisa documental e bibliográfica, com o intuito de realizar uma breve análise e contextualização a respeito da arquitetura escolar com ênfase nos projetos padrões, e a partir disso, se dispõe a realizar uma proposta de projeto modelo que se contrapõe às problemáticas encontradas nos estudos realizados. Diante disso, a proposta final alcançou os objetivos que haviam sido estabelecidos, através da proposta de um edifício escolar que traz resolução aos os pontos que foram levados ao decorrer do processo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.title | O quebra cabeça tridimensional da aprendizagem: anteprojeto arquitetônico de uma unidade escolar no bairro Aluízio Campos – CG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-12-05 | |
dc.description.abstract | Recognizing the importance of school architecture and highlighting solutions for how standard projects can reconcile the humanization of the school environment with the potential for replicability, this final course work aims to propose the elaboration of an architectural preliminary design for a school building, located in the Aluízio Campos neighborhood, in Campina Grande-PB. Highlighting the applicability of strategies that enable optimization and constructive rationality, emphasizing architectural flexibility and spatial humanization. To this end, the development of the proposal is based on do-cumentary and bibliographical research, with the aim of carrying out a brief analysis and contextualization regarding school architecture with an emphasis on standard projects, and from this, it is prepared to carry out a proposal for a model project that counters the problems found in the studies carried out. In view of this, the final proposal achieved the objectives that had been established, through the proposal of a school building that brings resolution to the points that were raised during the process. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405 | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T15:40:01Z | |
dc.date.available | 2024-08-20 | |
dc.date.available | 2024-08-20T15:40:01Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Arquitetura Escolar | pt_BR |
dc.subject | Neuroarquitetura | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Modular | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade Construtiva | pt_BR |
dc.subject | School Architecture | pt_BR |
dc.subject | School Architecture Project | pt_BR |
dc.subject | Neuroarchitecture | pt_BR |
dc.subject | Modular Architecture | pt_BR |
dc.subject | Constructive Rationality | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Grace Cristina Augusto dos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The three-dimensional puzzle of learning: preliminary architectural design of a school unit in the Aluízio Campos neighborhood – CG. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Grace Cristina Augusto dos. O quebra cabeça tridimensional da apren-dizagem: anteprojeto arquitetônico de uma unidade escolar no bairro Aluízio Campos – CG. 204 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias |
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GRACE CRISTINA AUGUSTO DOS SANTOS-MONOGRAFIA-CTRN-ARQUITETURA E URBANISMO (2023).pdf | 28.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
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