Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
Title: | Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
Other Titles: | Poetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens. |
???metadata.dc.creator???: | RAMOS, Larícia Pinheiro Silva. OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de. ALEXANDRO, Isadora Sousa. ALMEIDA, Leandro Sousa. SOUSA, Rafael Barros de. HENRIQUE, Naiara da Silva. |
Keywords: | Leitura;Poesia;Língua portuguesa;Identidade;Ensino de língua portuguesa;Texto poético;Antologia de poemas;Leitura e cidadania;Reading;Poetry;Portuguese language;Identity;Portuguese language teaching;Poetic text;Anthology of poems;Reading and citizenship |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade. |
Keywords: | Leitura Poesia Língua portuguesa Identidade Ensino de língua portuguesa Texto poético Antologia de poemas Leitura e cidadania Reading Poetry Portuguese language Identity Portuguese language teaching Poetic text Anthology of poems Reading and citizenship |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
POESIA CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS - ANAIS DE EVENTO CDSA - ENID 2015.pdf | Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. - Anais de evento CDSA - ENID 2015 | 510.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.