Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica. Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsica.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titlePráticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330-
dc.date.accessioned2024-08-14T22:31:36Z-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-14T22:31:36Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem não formalpt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectMelopoéticapt_BR
dc.subjectLiteratura e músicapt_BR
dc.subjectFlauta doce - orquestrapt_BR
dc.subjectOrquestra infanto-juvenil de flauta docept_BR
dc.subjectFormação literomusicalpt_BR
dc.subjectEducação musical - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectNon-formal teaching and learningpt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectMelopoeticspt_BR
dc.subjectLiterature and musicpt_BR
dc.subjectRecorder - orchestrapt_BR
dc.subjectChildren's and youth recorder orchestrapt_BR
dc.subjectLiterary-musical trainingpt_BR
dc.subjectMusical education - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Leandro De Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMelopoetic practices on stage: strategies for reading song lyrics in a recorder orchestra.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro De Sousa. Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE MELOPOÉTICA EM CENA - ANAIS DE EVENTO CDSA - CINTED 2018.pdfPráticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. - Anais de Evento CDSA - CINTED 2018720.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.