Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
Title: | Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. |
Other Titles: | Literature, popular culture and training of reading teachers for rural schools. |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. ANDRADE, Valéria. |
Keywords: | Escolas do campo;Cultura popular;Literatura;Práticas de leitura;Educação do Campo;Professores leiautores;Leiautores;Lourdes Ramalho - dramaturga;Dramaturgia;Country schools;Popular culture;Literature;Reading practices;Countryside education;Reading teachers;Reading authors;Lourdes Ramalho - playwright;Dramaturgy |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo. |
Keywords: | Escolas do campo Cultura popular Literatura Práticas de leitura Educação do Campo Professores leiautores Leiautores Lourdes Ramalho - dramaturga Dramaturgia Country schools Popular culture Literature Reading practices Countryside education Reading teachers Reading authors Lourdes Ramalho - playwright Dramaturgy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LITERATURA, CULTURA POPULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ARTIGO DE EVENTO - CONEDU 2022 (1).pdf | Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. - Artigo de Evento - CONEDU 2022 | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.