Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho registra a experiência realizada no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O estágio foi realizado com enfoque na Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, e como campo de atuação do estágio optou-se pela E.M.E.F. Pe. Paulo Roberto de Oliveira (Sumé-PB). As intervenções realizadas neste campo de estágio justificam-se diante da necessidade de professores em processo de formação em licenciaturas de terem conhecimento e vivência de uma rotina de gestão e administração pedagógica de uma instituição escolar de ensino. Durante a execução das atividades no período vigente do estágio, foram articuladas discussões sobre a temática proposta em alusão às reflexões e ensinamentos de teóricos das respectivas áreas de atuação, a saber: Libâneo (2008), Freire (1996) e Verceze e Silvino (2008). O objetivo principal foi conhecer e participar da realidade e rotina da administração pedagógica da escola, a qual durante todo o estágio houve interação entre estagiários e funcionários do quadro administrativo-pedagógico escolar. Diante dos resultados, houve significativas contribuições da experiência em relação a formação dos estagiários concernente a disciplina no âmbito acadêmico da licenciatura. Assim, o estágio supervisionado culminou na organização e execução da Oficina de Formação Continuada, cujos resultados contribuíram de forma significativa para com o modo mais eficiente de se pensar o papel do Diretor, Coordenador Pedagógico e o Professor no ambiente escolar, no exercício de suas respectivas funções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleA experiência do estágio em gestão escolar e coordenação pedagógica da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (UFCG/CDSA).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37312-
dc.date.accessioned2024-08-14T17:39:22Z-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-14T17:39:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEstágio em gestão escolarpt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFCG/CDSApt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectSchool management internshippt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Degree in Rural Education - UFCG/CDSApt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Leandro De Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe experience of the internship in school management and pedagogical coordination of the Interdisciplinary Degree in Rural Education (UFCG/CDSA).pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro De Sousa. A experiência do estágio em gestão escolar e coordenação pedagógica da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (UFCG/CDSA). VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37312pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - ANAIS DE EVENTO - CONEDU 2021.pdfA experiência do estágio em gestão escolar e coordenação pedagógica da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (UFCG/CDSA). Anais de Evento - CONEDU 2021716.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.