Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqBiologia.pt_BR
dc.title“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe microbiology teaching in schools, in special viruses, is still a challenge for most teachers of basic education because it deals with very small and complex organisms. The teacher has the mission of seek for alternatives that could help on the learning proccess in this area of biology and one of the valid options is the use of educational games. In this context, the Microways— Virus, a didadic game of low cost and easy resources to use in the classroom board was prepared. The game was made for the discipline of Microbiology of the graduation course of Educação do Campo from Federal University of Campina Grande. The game was applied to two groups of 2nd year of high school. The results showed that the group which was applied the game achieved a better performance in the assessment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272-
dc.date.accessioned2024-08-12T23:56:50Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-08-12T23:56:50Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectRecurso didático - jogopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectVírus - ensinopt_BR
dc.subjectLúdico - ensino de biologiapt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectBiologia - ensinopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEducational resource - gamept_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectMicrobiologypt_BR
dc.subjectVirus - teachingpt_BR
dc.subjectPlayful - biology teachingpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Education - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectBiology - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Claudia Lima de.-
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.creatorCOELHO, Glauciane Danusa.-
dc.creatorMAIA, Rafael Trindade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Microways”: a ludical purpose of teaching.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICROCAMINHOS - UMA PROPOSTA LUDICA DE ENSINO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2014.pdf“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. - Artigo de Periódico CDSA 2014 1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.