Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
Title: | O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. |
Other Titles: | Mathematics teaching related to Rural Education: a focus on the perspective of emancipatory education. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete. |
Keywords: | Ensino de matemática;Educação do Campo;Educação emancipatória;Educação Matemática e Educação do Campo;Mathematics Education;Rural Education;Emancipatory Education;Mathematics Education and Rural Education |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses. |
Keywords: | Ensino de matemática Educação do Campo Educação emancipatória Educação Matemática e Educação do Campo Mathematics Education Rural Education Emancipatory Education Mathematics Education and Rural Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Matemática. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE MATEMÁTICA RELACIONADO À EDUCAÇÃO DO CAMPO - CAP. DE LIVRO CDSA 2018..pdf | O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. - Cap. de Livros CDSA 2018 | 241.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.