Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleNas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170-
dc.date.accessioned2024-08-07T22:50:37Z-
dc.date.available2024-08-07-
dc.date.available2024-08-07T22:50:37Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectPatrimônio imaterialpt_BR
dc.subjectEducação patrimonial afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAnálise do cotidiano escolar - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectLei 10.639 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - temática afro-brasileirapt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectIntangible heritagept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian heritage educationpt_BR
dc.subjectAnalysis of daily school life - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectLaw 10.639 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectSchool curriculum - Afro-Brazilian themespt_BR
dc.subjectParticipant observationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALEIXO, Ramon de Alcântara.-
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOn the streets, in the terreiros and in the classroom: the valorization of Afro-Brazilian intangible heritage in the context of basic education.pt_BR
dc.identifier.citationALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Pôsteres

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAS RUAS, NOS TERREIROS E NA SALA DE AULA - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB 2010.pdfNas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB 2010148.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.