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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3715
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | DONATO JÚNIOR, E. T. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6465859482633047 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MONGIOVI, Giuseppe. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MONGIOVI, G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1961853876907497 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | LUCENA FILHO, Gentil José de. | - |
dc.contributor.referee2 | LULA JÚNIOR, Bernardo. | - |
dc.contributor.referee3 | DOCTEUR, Edilson Ferneda. | - |
dc.description.resumo | O Modelo Neural Combinatório (MNC) é uma rede neural de ordem superior adequada para tarefas de classificação. O treinamento dessa rede é feito por um algoritmo baseado no backpropagation, através de punições e recompensas, de acordo com os exemplos do conjunto de treinamento. Este trabalho destaca a importância do conhecimento preliminar no aprendizado, de uma forma geral, e descreve como a relevância semântica e a valoração de atributos podem melhorar a qualidade do aprendizado realizado pelo MNC e o desempenho do algoritmo de treinamento. As modificações apresentadas atuam sobre a topologia da rede a ser treinada e são compatíveis com as extensões que vêm sendo propostas ao Modelo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Uso de conhecimento preliminar na melhoria do aprendizado em um modelo simbólico-conexionista. | pt_BR |
dc.date.issued | 1994-03-11 | - |
dc.description.abstract | The Combinatorial Neural Model (MNC) is a neural network of superior order that is adequate to classification tasks. The training of this network is performed by an algorithm based on backpropagation, through punishments and rewards, according to the examples of the training set. This work detaches the importance of the background knowledge to learning process in a general form and describes how semantic relevance and attribute valoration can improve both the quality of learning accomplished by MNC and the performance of the training algorithm. The presented alterations actuate on the topology of the network to be trained and are compatible with the extensions that have been proposed to the Model. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3715 | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T15:00:37Z | - |
dc.date.available | 2019-05-08 | - |
dc.date.available | 2019-05-08T15:00:37Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DONATO JÚNIOR, Edmundo Tojal. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of preliminary knowledge in improving learning in a symbolic-connectionist model. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DONATO JÚNIOR, Edmundo Tojal. Uso de conhecimento preliminar na melhoria do aprendizado em um modelo simbólico-conexionista. 1994. 146f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1994. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3715 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação. |
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EDMUNDO TOJAL DONATO JÚNIOR - DISSERTAÇÃO PPGCC 1994.pdf | Edmundo Tojal Donato Júnior Dissertação - PPGCC 1994 | 24.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
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