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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37158
Title: | Simulação de perda de espessura por corrosão de um vaso de pressão de um compressor. |
Other Titles: | Simulation of thickness loss due to corrosion of a compressor pressure vessel. Simulación de pérdida de espesor por corrosión de un recipiente a presión de un compresor. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Aécio Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMORIM JÚNIOR, Wanderley Ferreira de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BORGES, Jader Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA NETO, Júlio Feitosa da. |
Keywords: | Vaso de pressão;Método dos elementos finitos;ASME;Pressure vessel;Finite element method;Recipiente a presión |
Issue Date: | 13-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Aécio Silva. Simulação de perda de espessura por corrosão de um vaso de pressão de um compressor. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37158 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho, foi realizado a análise e simulação de vasos de pressão adotando os critérios de dimensionamento estabelecidos pela norma ASME e simulando com perde de espessura causada pela corrosão. O estudo envolveu a análise de falhas de um vaso de pressão com da marca Schulz, que foi testado por meio de simulação utilizando elementos finitos, sob pressões de 12 e 19 bar. Para o caso com a pressão de 12 bar o vaso de pressão suportou corretamente, não resultando em falhas. No caso de 19 bar houve indicativo de uma possível falha devido a um coeficiente de segurança abaixo de 1. O estudo também incluiu uma avaliação por deterioração por corrosão, onde se reduziu a espessura do vaso, e foram feitas novas simulações. Os resultados apontaram a corrosão e o excesso de pressão como principais fatores de risco de ruptura, especialmente nas juntas soldadas e nas áreas mais finas do casco afetadas por elementos corrosivos. A análise concluiu que a corrosão interna é uma das principais causas de falhas nos vasos de pressão. |
Abstract: | In this study, the analysis and simulation of pressure vessels were conducted using the design criteria established by the ASME standard and simulating thickness loss due to corrosion. The study involved the failure analysis of a Schulz brand pressure vessel, which was tested through finite element simulation under pressures of 12 and 19 bar. In the case with 12 bar pressure, the pressure vessel performed adequately, with no failures occurring. However, at 19 bar, there was an indication of a possible failure due to a safety coefficient below 1. The study also included an evaluation of deterioration by corrosion, where the vessel's thickness was reduced, and new simulations were conducted. The results identified corrosion and excessive pressure as the main risk factors for rupture, especially at the welded joints and the thinner areas of the hull affected by corrosive elements. The analysis concluded that internal corrosion is one of the main causes of failures in pressure vessels. |
???metadata.dc.description.resumen???: | En este trabajo se realizó el análisis y simulación de recipientes a presión adoptando los criterios de dimensionamiento establecidos por la norma ASME y simulando con pérdidas espesor causado por la corrosión. El estudio implicó el análisis de fallas de un presión con la marca Schulz, la cual fue probada mediante simulación utilizando elementos finito, bajo presiones de 12 y 19 bar. Para el caso con una presión de 12 bar, el recipiente a presión soportado correctamente, sin dar lugar a fallos. En el caso de 19 bar hubo una indicación de un posible fallo debido a un coeficiente de seguridad inferior a 1. El estudio también incluyó una evaluación de deterioro por corrosión, donde se redujo el espesor de la vasija, y se realizaron nuevas simulaciones. Los resultados mostraron corrosión y exceso presión como los principales factores de riesgo de rotura, especialmente en soldaduras y en las zonas más finas del casco afectadas por elementos corrosivos. El análisis concluyó que La corrosión interna es una de las principales causas de fallas de los recipientes a presión. |
Keywords: | Vaso de pressão Método dos elementos finitos ASME Pressure vessel Finite element method Recipiente a presión |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia Mecânica |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37158 |
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