Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149
Title: | Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de História. |
Other Titles: | Singing and producing historical knowledge: electronic forró as a language for History classes. |
???metadata.dc.creator???: | BARROS, Lucilvana Ferreira. NUNES, Mariângela de Vasconcelos. |
Keywords: | Música e ensino de História;Forró eletrônico e ensino de História;Recurso didático - forró eletrônico;Ensino de História;Cultura musical - ensino fundamental;Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB;Music and History teaching;Electronic forró and History teaching;Teaching resource - electronic forró;History teaching;Musical culture - elementary school;Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de história. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste artigo buscamos apresentar algumas reflexões apontadas na pesquisa PROPESQ e PIBIC-UEPB ainda em andamento. O objetivo de tal pesquisa é identificar o repertório musical dos alunos do ensino médio, para a partir daí pensarmos na música como documento, recurso metodológico e artefato lúdico, para o ensino de história, considerando, desta forma, a cultura musical dos estudantes. Neste sentido, algumas atividades já foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Juventude, Música e História.”, todavia, relataremos apenas a fase preliminar deste estudo realizado durante o período de maio a dezembro de 2009, com alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada em Guarabira. Posteriormente, analisamos, brevemente, o movimento de legitimação do gênero forró eletrônico, surgido entre 1990 e 2010, uma vez que, este estilo musical está muito presente nas falas dos estudantes entrevistados. |
Keywords: | Música e ensino de História Forró eletrônico e ensino de História Recurso didático - forró eletrônico Ensino de História Cultura musical - ensino fundamental Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB Music and History teaching Electronic forró and History teaching Teaching resource - electronic forró History teaching Musical culture - elementary school Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149 |
Appears in Collections: | Trabalhos Apresentados em Pôsteres |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CANTANDO E PRODUZINDO CONHECIMENTO HISTÓRICO - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB 2010.pdf | Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de História. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB 2010 | 122.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.