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dc.description.resumoO presente estudo pretende divulgar os resultados preliminares da pesquisa sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa vinculada ao Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica – PIVIC/CNPq/UFPB. Essa pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa em História e Regionalização – GRUPHIR, com ênfase na Cidade e no Poder Local. A pesquisa tem o objetivo de caracterizar o Conselho Municipal de Educação – CME, destacando suas especificidades e comparando-o com outras experiências brasileiras. Neste artigo, iniciaremos uma análise acerca do Conselho Municipal de Educação de João Pessoa, contextualizando-o com as discussões de âmbito nacional, apontando suas principais características, tendo como destaque a visão dos conselheiros. Escolhemos estudar o Conselho Municipal de Educação dada a importância que a área educacional tem ocupado no desenvolvimento social do século XXI. O atual discurso relacionado à educação perpassa a questão do ensino/aprendizagem, focandose, também, em espaços de socialização e prestação de serviços públicos municipais (GOHN, 2001). Nossa pesquisa pretende buscar na singularidade do CME, elementos de constatação relevantes que contribuam para a formulação de resultados específicos que a história generalizante não consegue abarcar. Numa perspectiva de história local e regional o estudo de realidades particulares é necessário para a ampliação do horizonte do historiador. Por isso, a nossa finalidade é contribuir para o avanço das discussões no Nordeste, identificando especificidades no objeto que é o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleControle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37148-
dc.date.accessioned2024-08-07T19:21:17Z-
dc.date.available2024-08-07-
dc.date.available2024-08-07T19:21:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectConselho Municipal de Educação - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectEducação - João Pessoa - PB - 1990-2000pt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectPoder local - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectSocial controlpt_BR
dc.subjectMunicipal Education Council - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectEducation - João Pessoa - PB - 1990-2000pt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.subjectLocal government - João Pessoa - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Gabriela Limeira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial control and empowerment: a study on the Municipal Education Council of João Pessoa (1990-2000).pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Gabriela Limeira de. Controle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37148pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Pôsteres

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CONTROLE SOCIAL E EMPODERAMENTO - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB 2010.pdfControle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000). - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB 2010117.89 kBAdobe PDFView/Open


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