Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARQUES, E. J. B.pt_BR
dc.creator.IDMARQUES, EMILLY J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4293881965389463pt_BR
dc.contributor.advisor1PANET, Miriam de Farias.-
dc.contributor.advisor1IDPANET, Miriam de Farias.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDE FARIAS PANET, MIRIAM.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425360948252283pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, TACIANA LIMA.-
dc.contributor.referee1IDARAUJO, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669470706106346pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Adolfo José de Sousa da.-
dc.description.resumoO autismo também conhecido como Transtorno de Espectro Autista (TEA), é o transtorno global do desenvolvimento, em que há alterações no desenvolvimento neurológico pela diiculdade de socialização, comunicação verbal ou do uso da linguagem. O termo espectro, reforça que o autismo pode apresentar diferentes quadros de indivíduo para indivíduo, desde graus mais leves a mais severos, sendo mensurados de acordo com a dependência de suporte para as atividades básicas. Com o avanço dos estudos na área da neurociência, psicologia ambiental e da arquitetura unida a esses outros campos cientíicos, é possível desenvolver projetos residenciais que atendam às necessidades de aprimoramento de aspectos sensoriais dos autistas. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver o anteprojeto de reforma, ampliação e design de interiores para uma residência, considerando as necessidades de uma criança autista, a im de facilitar seu convívio com a família. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográica contextualizar e melhor compreender as características das pessoas com TEA. Em seguida, foi realizado um estudo de caso com a família, por meio do método de Avaliação Pós Ocupação (APO), para que fossem observadas e ouvidas as necessidades e desejos. Por im, na elaboração da proposta, foram deinidas as diretrizes projetuais para a proposta inal, com: programa de necessidades, zoneamento, luxograma e elaboração do projeto de reforma e design de interiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquiteturapt_BR
dc.titleA casa de Theo: adaptações sensíveis ao espectro autista.pt_BR
dc.date.issued2023-07-17-
dc.description.abstractAutism, also known as Autism Spectrum Disorder (ASD), is a global developmental disorder characterized by neurological developmental changes that result in diiculties in socialization, verbal communication, or language use. The term “spectrum” emphasizes that autism can manifest in diferent ways from individual to individual, ranging from milder to more severe forms, measured by the level of support required for basic activities. With advancements in neuroscience, environmental psychology, and architecture, combined with other scientiic ields, it is possible to develop residential projects that cater to the sensory needs of individuals with autism. Therefore, the objective of this work is to develop a preliminary project for the renovation, expansion, and interior design of a residence, considering the needs of an autistic child, in order to facilitate their interaction with the family. Initially, a literature review was conducted to contextualize and better understand the characteristics of individuals with ASD. Subsequently, a case study was carried out with the family using the Post-Occupancy Evaluation (POE) method, in order to observe and listen to their needs and desires. Finally, during the proposal development phase, project guidelines were established for the inal proposal, including a needs program, zoning, lowchart, and the development of renovation and interior design projects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37119-
dc.date.accessioned2024-08-07T14:25:39Z-
dc.date.available2024-08-07-
dc.date.available2024-08-07T14:25:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectAvaliação pós ocupação (APO)pt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectPsicologia ambientalpt_BR
dc.subjectAspectos sensoriais dos autistaspt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.subjectAssessment post occupation (APO)pt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectEnvironmental psychologypt_BR
dc.subjectSensory aspects of autistic peoplept_BR
dc.subjectArquitecturapt_BR
dc.subjectTrastorno del Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEvaluación puesto de ocupación (APO)pt_BR
dc.subjectAspectos sensoriales de las personas autistaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Emilly Jane Batista Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTheo's house: adaptations sensitive to the autism spectrum.pt_BR
dc.title.alternativeLa casa de Theo: adaptaciones sensibles al espectro del autismo.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Emilly Jane Batista Marques de. A casa de Theo: adaptações sensíveis ao espectro autista. 2023. 95 fl.(Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37119pt_BR
dc.description.resumenEl autismo también conocido como trastorno. El Trastorno del Espectro Autista (TEA), un problema mundial desarrollo, en el que se producen cambios en la desarrollo neurológico debido a la dificultad de socialización, comunicación verbal o el uso del lenguaje. El término espectro refuerza que el autismo puede presentarse diferentes situaciones de un individuo a otro, de grados más leves a más graves, midiéndose según la dependencia de soporte para el actividades básicas. Con el avance de los estudios en el área de neurociencia, psicología ambiental y arquitectura unidas estos otros campos científicos, es posible desarrollar proyectos residenciales que satisfagan las necesidades de Mejora de los aspectos sensoriales de las personas autistas. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es desarrollar la Anteproyecto de reforma, ampliación e interiorismo. para una residencia, considerando las necesidades de un niño autista, con el fin de facilitar su convivencia con el familia. Para ello se realizó inicialmente una encuesta bibliografía contextualiza y comprende mejor la Características de las personas con TEA. entonces fue realizó un estudio de caso con la familia, a través de del método de Evaluación Post Ocupación (APO), de modo que Se observaron y escucharon las necesidades y los deseos. Finalmente, al preparar la propuesta, el lineamientos de diseño para la propuesta final, con: programa de necesidades, zonificación, diagrama de flujo y preparación del proyecto de reforma y diseño de interiores.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMYLLY JANE BATISTA MARQUES DE SOUSA - TCC ARQUITETURA E URBANISMO CTRN 2023.pdfEmylly Jane Batista Marques de Sousa - TCC Arquitetura e Urbanismo CTRN 20236.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.