Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, B. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606769284673739pt_BR
dc.contributor.advisor1ANJOS, Kainara Lira dos.-
dc.contributor.advisor1IDANJOS, K. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2288961603074693pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, Marcus Vinícius Dantas de.-
dc.contributor.referee1IDQUEIROZ, M. V. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4813364396502239pt_BR
dc.contributor.referee2CRISPIM, Breno Vieira.-
dc.contributor.referee2IDCRISPIM, B. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882582182106367pt_BR
dc.description.resumoOs centros comerciais brasileiros evidenciam cada vez mais o uso de unidades constituintes da paisagem urbana como elementos publicitários. A situação é ainda mais agravante em centralidades histórico-comerciais, tal qual o caso de Campina Grande, na Paraíba. O presente trabalho tem como objeto de estudo fachadas das ruas Marquês do Herval, Ve - nâncio Neiva e Maciel Pinheiro. O objetivo é analisar a situa - ção atual das fachadas históricas, em relação aos parâmetros normativos publicitários vigentes, visando a compreensão da atual relação entre publicidade e preservação do patrimônio edificado. Quanto à metodologia de pesquisa, iniciou-se por revisão bibliográfica, compreendendo conceitos do campo da conservação e restauro, qualidade visual, e entendimento da normatização da publicidade como estratégia de preser - vação do patrimônio edificado. Em seguida, foram realizados resgates temporais acerca da formação histórica e espacial do núcleo central de Campina Grande, levantando norma - tivas em vigência que assegurem a proteção do patrimônio na área, especialmente no que diz respeito às intervenções publicitárias. Por fim, realizou-se Fichas de Identificação e Caracterização de Bens, resultando em um diagnóstico ur - bano acerca das fachadas quanto à situação de regularidade de elementos publicitários, estado de conservação e grau de modificação. Os resultados levaram à proposição de re - comendações gerais e estratégias que possam minimizar a degradação patrimonial, especialmente no que diz respeito à intervenções publicitárias discriminadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleVocê já passou por mim, e nem olhou pra mim: O uso de elementos publicitários em fachadas do Centro Histórico de Campina Grande, Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2022-04-01-
dc.description.abstractBrazilian commercial centers increasingly showcase the use of urban landscape constituent units as advertising elements. The situation is even more aggravating in historical-commer - cial centers, such as the case of Campina Grande, in Paraíba. The present work has as its object of study the facades of Marquês do Herval, Venâncio Neiva and Maciel Pinheiro streets. The objective is to analyze the current situation of historical facades, in relation to the current advertising nor - mative parameters, aiming to understand the current rela - tionship between advertising and preservation of the built heritage. As for the research methodology, it started with a bibliographic review, including concepts in the field of con - servation and restoration, visual quality, and understanding of the regulation of advertising as a strategy for preserving the historical heritage. Then, temporal rescues were carried out about the historical and spatial formation of the central nucleus of Campina Grande, eliciting regulations in force that ensure the protection of heritage in the area, especially with regard to advertising interventions. Finally, Identification and Characterization Sheets of Goods were carried out, resulting in an urban diagnosis about the facades regarding the regula - rity of advertising elements, state of conservation and degree of modification. The results led to the proposition of general guidelines and strategies that can minimize heritage degra - dation, especially with regard to discriminated advertising interventions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098-
dc.date.accessioned2024-08-06T19:48:43Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-06T19:48:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectPatrimônio Histórico – Preservaçãopt_BR
dc.subjectPaisagem Urbanapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectNormativapt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectHistorical Heritage – Preservationpt_BR
dc.subjectUrban Landscapept_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectRegulationspt_BR
dc.subjectPreservationpt_BR
dc.subjectUrban Planningpt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - Centro Histórico-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Beatriz Souza dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYou already passed by me, and didn't even look at me: The use of advertising elements on facades in the Historic Center of Campina Grande, Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Beatriz Souza dos. Você já passou por mim, e nem olhou pra mim: O uso de elementos publicitários em fachadas do Centro Histórico de Campina Grande, Paraíba. 2022. 150 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ SOUZA DOS SANTOS-MONOGRAFIA-CTRN-ARQUITETURA E URBANISMO (2022).pdf44.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.