Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37003
Title: Políticos, escritores e um território a inventar: o Rio Grande do Norte como uma invenção (1902-1920).
Other Titles: Politicians, writers and a territory to invent: Rio Grande do Norte as an invention (1902-1920).
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Saul Estevam.
Keywords: Rio Grande do Norte - cultura;História do Rio Grande do Norte;Território - Rio Grande do Norte;Espaço - Rio Grande do Norte;Representação territorial - Rio Grande do Norte;Geografia - Rio Grande do Norte;Elefante e Rio Grande do Norte - representação territorial;Rio Grande do Norte - culture;History of Rio Grande do Norte;Territory - Rio Grande do Norte;Space - Rio Grande do Norte;Territorial representation - Rio Grande do Norte;Geography - Rio Grande do Norte;Elephant and Rio Grande do Norte - territorial representation
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Saul Estevam. Políticos, escritores e um território a inventar: o Rio Grande do Norte como uma invenção (1902-1920). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 11: Poder, Política e Cultura Política Teoria Social, História e Historiografia. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37003
???metadata.dc.description.resumo???: Nas escolas, desde cedo, somos apresentados aos mapas, tendo os professores por intenção, dentre outras razões, situar-nos em esferas maiores, para que, assim, possamos entender as características de cada lugar. Nessas aulas, os professores tentam nos “nortear” usando muitas vezes de elementos imagéticos e de contornos que lembrem símbolos cotidianos para que, assim, os alunos se localizem em espaços maiores. Quem nunca foi apresentado ao mapa da Itália como algo que lembra uma “bota” em meio ao confuso e dividido continente europeu? Quem estuda nas escolas potiguares certamente um dia será orientado a localizar o Rio Grande do Norte no mapa do Brasil, sobretudo pelo uso do saber cartográfico ser indicado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais nas disciplinas de História e Geografia. Acredite que o professor associará a forma física do nosso estado como elemento principal para o aluno localizá-lo e, assim, não confundi-lo com os demais. Provavelmente o professor dirá: “Lembrem-se, o Rio Grande do Norte é esse estado que se assemelha a um elefante mal feito!”. Tal imagética é associada em uma série de discursos atuais, que vão desde literatura, textos jornalísticos, humor, até propaganda futebolística e governamental. A título de exemplo poderíamos citar os escritos do jornalista potiguar Nei Leandro de Castro, que começa seu livro, “As pelejas de Ojuara,” trazendo essa imagética. O autor afirma que o personagem principal, o Ojuara, nasceu em “um certo lugar do mapa, cujo contorno lembra um elefante mal-ajambrado”.
Keywords: Rio Grande do Norte - cultura
História do Rio Grande do Norte
Território - Rio Grande do Norte
Espaço - Rio Grande do Norte
Representação territorial - Rio Grande do Norte
Geografia - Rio Grande do Norte
Elefante e Rio Grande do Norte - representação territorial
Rio Grande do Norte - culture
History of Rio Grande do Norte
Territory - Rio Grande do Norte
Space - Rio Grande do Norte
Territorial representation - Rio Grande do Norte
Geography - Rio Grande do Norte
Elephant and Rio Grande do Norte - territorial representation
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37003
Appears in Collections:Simpósio Temático 11: Poder, Política e Cultura Política Teoria Social, História e Historiografia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLÍTICOS, ESCRITORES E UM TERRITÓRIO A INVENTAR - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST11 2010.pdfPolíticos, escritores e um território a inventar: o Rio Grande do Norte como uma invenção (1902-1920). - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST11 2010145.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.