Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNa história do cinema o surgimento de um equipamento singular transformou a relação da sociedade com essa arte. O surgimento do Super 8 na década de 1960 trouxe uma proximidade com o cinema, possibilitando o registro do cotidiano de diversos grupos, principalmente do registro de imagens do cotidiano de famílias. Porém, artistas plásticos e cineastas viram a possibilidade de fazer cinema com a bitola 8 mm. [...] As primeiras produções em Super 8 na Paraíba datam de 1973, porém só a partir de 1979 é que haverá uma produção consistente e que entrava em circuito e dialogava entre si. Correntemente, o ciclo do super 8 é apontado como o terceiro surto cinematográfico da Paraíba. O primeiro é associado ao pioneirismo de Walfredo Rodrigues, que produziu de cine jornais a longas-metragens na década de 1920. Entre seus filmes mais conhecidos estão Carnaval paraibano e pernambucano (1923) e Sob o Céu Nordestino (1928). Este último concebido como um marco no cinema nacional (RAMOS, 2000). O segundo, e talvez mais conhecido e trabalhado, foi o ciclo do cinema documentário, que teve expressiva produção na década de 1960 e os dois primeiros anos da década de 1971. Tendo como marco inicial Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, esse ciclo teve outros nomes importantes, como Vladimir Carvalho, Rucker Oliveira, Ipojuca Pontes e João Ramiro Mello. Aruanda é apontado como um filme que influenciou, quiçá, iniciou o cinema novo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleImagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954-
dc.date.accessioned2024-07-31T15:03:55Z-
dc.date.available2024-07-31-
dc.date.available2024-07-31T15:03:55Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectSuper-8 - equipamento cinematográficopt_BR
dc.subjectFormato cinematográfico - Super-8pt_BR
dc.subjectCinema indireto - Paraíbapt_BR
dc.subjectCinema Paraibanopt_BR
dc.subjectCinema and Historypt_BR
dc.subjectSuper-8 - cinematographic equipmentpt_BR
dc.subjectCinematic format - Super-8pt_BR
dc.subjectIndirect cinema - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Laércio Teodoro da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSuper 8 images in Paraíba: camera, (in)direct cinema and historical culture.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Laércio Teodoro da. Imagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMAGENS DO SUPER 8 NA PARAÍBA - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST9 2010.pdfImagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST9 2010104.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.