Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Na história do cinema o surgimento de um equipamento singular transformou a relação da sociedade com essa arte. O surgimento do Super 8 na década de 1960 trouxe uma proximidade com o cinema, possibilitando o registro do cotidiano de diversos grupos, principalmente do registro de imagens do cotidiano de famílias. Porém, artistas plásticos e cineastas viram a possibilidade de fazer cinema com a bitola 8 mm. [...] As primeiras produções em Super 8 na Paraíba datam de 1973, porém só a partir de 1979 é que haverá uma produção consistente e que entrava em circuito e dialogava entre si. Correntemente, o ciclo do super 8 é apontado como o terceiro surto cinematográfico da Paraíba. O primeiro é associado ao pioneirismo de Walfredo Rodrigues, que produziu de cine jornais a longas-metragens na década de 1920. Entre seus filmes mais conhecidos estão Carnaval paraibano e pernambucano (1923) e Sob o Céu Nordestino (1928). Este último concebido como um marco no cinema nacional (RAMOS, 2000). O segundo, e talvez mais conhecido e trabalhado, foi o ciclo do cinema documentário, que teve expressiva produção na década de 1960 e os dois primeiros anos da década de 1971. Tendo como marco inicial Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, esse ciclo teve outros nomes importantes, como Vladimir Carvalho, Rucker Oliveira, Ipojuca Pontes e João Ramiro Mello. Aruanda é apontado como um filme que influenciou, quiçá, iniciou o cinema novo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.title | Imagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T15:03:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31 | - |
dc.date.available | 2024-07-31T15:03:55Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Cinema e História | pt_BR |
dc.subject | Super-8 - equipamento cinematográfico | pt_BR |
dc.subject | Formato cinematográfico - Super-8 | pt_BR |
dc.subject | Cinema indireto - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Cinema Paraibano | pt_BR |
dc.subject | Cinema and History | pt_BR |
dc.subject | Super-8 - cinematographic equipment | pt_BR |
dc.subject | Cinematic format - Super-8 | pt_BR |
dc.subject | Indirect cinema - Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Laércio Teodoro da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Super 8 images in Paraíba: camera, (in)direct cinema and historical culture. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Laércio Teodoro da. Imagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMAGENS DO SUPER 8 NA PARAÍBA - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST9 2010.pdf | Imagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST9 2010 | 104.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.