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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801
Title: | Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. |
Other Titles: | City Laboratory: an experience in Heritage Education. |
???metadata.dc.creator???: | FRANÇA, Marluce Barbosa de. COSTA, Maria José da Silva. LIMA, Wallas Jefferson de. |
Keywords: | Cidade laboratório;Educação patrimonial;Preservação patrimonial;Extensão universitária;Universidade Potiguar - Natal - RN;Laboratory city;Heritage education;Heritage preservation;University Extension;Potiguar University - Natal - RN |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FRANÇA, Marluce Barbosa de; COSTA, Maria José da Silva; LIMA, Wallas Jefferson de. Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 13: História e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta comunicação é fruto do projeto de extensão da Universidade Potiguar denominado “Educação Patrimonial” realizado pelo curso de História da mesma instituição na cidade de Natal. O trabalho começou a ser desenvolvido no ano de 2004 e desde então vêm obtendo bons resultados com suas ações. É de fundamental importância que os meios acadêmicos abram um espaço para o debate a respeito da Educação Patrimonial, uma vez que esta temática é muitas vezes esquecida pelos próprios profissionais da área de História. É só através dos debates, dos questionamentos, das discussões e das críticas que o nosso trabalho vai sendo, aos poucos, aperfeiçoado. A importância do professor de História trabalhar o patrimônio cultural local em sua aula é de um valor inestimável, porque é só através deste trabalho que os educandos a vigoram sua ligação com as heranças culturais. Com o patrimônio cultural sendo discutido em sala de aula, os alunos compreendem o valor dos bens históricos materiais e imateriais, e a partir do momento em que dão o devido apreço a isso passam a valorizar a preservação dessa herança, fortalecendo sua identidade. Além disso, uma vez que a disciplina "Cultura do RN" tornou-se obrigatória em todas as escolas do Estado do Rio Grande do Norte, o patrimônio deve ser visto com outros olhos pelas autoridades públicas e principalmente pelos profissionais da área de História. Portanto, este trabalho justifica-se pelo fato de observar-mos a atual realidade escolar brasileira e a seriedade do tema. O objetivo de nosso projeto é sensibilizar a comunidade escolar para o valor do conhecimento Patrimônio cultural local. E quando nos referimos a comunidade escolar, não incluímos nesse grupo apenas os alunos. Os professores, a gestão da escola e até os pais são também personagens dessa história, e acabam por aprender junto conosco. Se conseguirmos fazer com que eles também se interessem por esse tema já teremos feito grandes avanços e um diferencial significativo na nossa educação. |
Keywords: | Cidade laboratório Educação patrimonial Preservação patrimonial Extensão universitária Universidade Potiguar - Natal - RN Laboratory city Heritage education Heritage preservation University Extension Potiguar University - Natal - RN |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 13: História e Patrimônio Cultural |
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CIDADE LABORATÓRIO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2008.pdf | Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 13 2008 | 222.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
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