Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36797
Title: | Bens culturais ensino de história e salvaguarda no Cariri: um diálogo necessário para a emergência do campo do patrimônio no ensino. |
Other Titles: | Cultural assets history teaching and safeguarding in Cariri: a necessary dialogue for the emergence of the field of heritage in teaching. |
???metadata.dc.creator???: | CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. |
Keywords: | Patrimônio histórico;Educação patrimonial;Ensino de História;Patrimônio imaterial - Cariri Cearense;Cariri Cearense - patrimônio histórico;Salvaguarda;Historical heritage;Heritage education;Teaching History;Intangible heritage - Cariri Cearense;Cariri Cearense - historical heritage;Safeguard |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. Bens culturais ensino de história e salvaguarda no Cariri: um diálogo necessário para a emergência do campo do patrimônio no ensino. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 13: História e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36797 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A reflexão proposta é resultado parcial de uma pesquisa de iniciação científica em desenvolvimento na URCA e vinculada ao Departamento de História e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A pesquisa tem como objetivo central discutir o papel e as contribuições do ensino de História atual no Cariri para salvaguarda do patrimônio imaterial local. Está sendo realizada em 10 (14) municípios do Cariri Cearense. E tem como interlocutores (41) professores de História que atuam no ensino básico, da rede publica e privada. A partir de um referencial teórico situado no campo da História cultural e de procedimentos metodológicos da história oral e análise documental, a problemática central da investigação parte do pressuposto que no contexto do Cariri o ensino de História precisa estabelecer formas de diálogo com a cultura imaterial local e suas políticas de salvaguarda e, atuar como elemento dinamizador na emergência do campo do patrimônio em sua dimensão educacional. |
Keywords: | Patrimônio histórico Educação patrimonial Ensino de História Patrimônio imaterial - Cariri Cearense Cariri Cearense - patrimônio histórico Salvaguarda Historical heritage Heritage education Teaching History Intangible heritage - Cariri Cearense Cariri Cearense - historical heritage Safeguard |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36797 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 13: História e Patrimônio Cultural |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BENS CULTURAIS ENSINO DE HISTORIA E SALVAGUARDA NO CARIRI - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2008.pdf | Bens culturais ensino de história e salvaguarda no Cariri - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 13 2008. | 257 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.