Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
Title: | O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. |
Other Titles: | (Re)thinking about teaching history: the discourse of educators and the thematic axes. |
???metadata.dc.creator???: | VIEIRA, Kyara Maria Almeida. OLIVEIRA, Roberta Lopes de. |
Keywords: | Ensino de História;Professores de História - discursos;Currículo - História;Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio;Teaching History;History teachers - speeches;Curriculum - History;National Curriculum Parameters for High School |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | VIEIRA, Kyara Maria Almeida; OLIVEIRA, Roberta Lopes de. O (re) pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Poderíamos escolher variadas maneiras para iniciar nossa discussão sobre a construção dos/as educadores/as e do lugar da educação em nossa sociedade, para entendermos porque ocorre a separação entre a teoria, proposta pelos PCNEM e o vestibular da UFCG, acerca da metodologia de eixos temáticos, e a prática de ensino dos/as educadores/as entrevistados/as. Mesmo porque, variadas também são as maneiras que nos afetamos enquanto pessoas, pesquisadores/as, educadores/as, com as discussões teóricas que nos são apresentadas, com a idéia que construímos sobre nós mesmos e sobre o “outro”. Assim, também a nossa maneira de dizer sobre os/as outros/as que compõem a denominada educação escolar é bem particular, e como toda a nossa discussão se constitui como uma possibilidade por meio da linguagem, consideramos relevante enfatizar que corroboramos o pensamento de Silva (2000), para quem a linguagem é indeterminada e instável na medida em que os signos (também educacionais) não devem ser reduzidos a si mesmos, e sim percebidos no contexto de sua significação. Nessa perspectiva, procuramos perceber o contexto da significação em que determinada palavra, conceito, idéia está inserido para não cometermos o equívoco de pensar que a linguagem está imune à instabilidade das relações de poder, de uma vontade de verdade. Ao contrário, percebemos que são pelos atos de fala que constituímos nossas experiências, a nossa visão do mundo, do outro e de nós mesmos/as. Vamos nos propor nesse momento do nosso trabalho, a analisar, a partir das falas dos/as nossos/as educadores/as das escolas públicas de Boqueirão-PB, se a metodologia de ensinar História, por meio de eixos temáticos, proposta pelos PCNEM desde 1999 e pelo vestibular da UFCG a partir de 2005, está sendo instrumentalizada nas aulas dos/as mesmos/as. Para tanto, vamos situar tal discussão, considerando o repensar sobre o conhecimento histórico e as maneiras de ensiná-lo. |
Keywords: | Ensino de História Professores de História - discursos Currículo - História Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Teaching History History teachers - speeches Curriculum - History National Curriculum Parameters for High School |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 06: Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O (RE)PENSAR SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2008..pdf | O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 6 2008 | 299.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.