Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva discutir as relações históricas de deficiência e competência dos educandos de camadas populares (desfavorecidos) no processamento da leitura em turma do PROVEST- Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário, na UFCG, especificamente no Campus de Cajazeiras. Nosso objetivo ao trabalhar as relações históricas de deficiência e competência no que se refere ao processo da leitura dos alunos menos favorecidos é mostrar a importância da linguagem enquanto mecanismo de comunicação para transmissão de conhecimento. São feitos alguns questionamentos voltados para possíveis problemas e causas relacionadas à condição de inferioridade de conhecimento enciclopédico dos educandos. De igual modo, é de nosso interesse apontar algumas de suas dificuldades em lidar com conteúdos de leitura e gramática de forma contextualizada. Em seguida, para a construção do texto buscamos ancorar as reflexões no que fala Soares (2000) sobre a educação formal ser ou não privilégio de todos. Para tanto, a relação entre linguagem e cultura é o elemento norteador segundo o qual a nossa abordagem busca admitir como ideológica a utilização da linguagem em contextos de ajuda a grupos ditos deficientes. Sentimos a necessidade de tecer algumas considerações a respeito da formação profissional do corpo docente do PROVEST, as condições da escola enquanto espaço social democrático, a educação compensatória destinada aos alunos do PROVEST, isto é, que não conseguiram atingir os padrões de acesso na sociedade, bem como, a importância da leitura e a escrita para a formação dos educandos de um modo geral, são os elementos dos quais nos ocuparemos neste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T21:31:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08 | - |
dc.date.available | 2024-07-08T21:31:23Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Competência - leitura | pt_BR |
dc.subject | Deficiência de leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação formal | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e cultura | pt_BR |
dc.subject | PROVEST - Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Pré-vestibular Solidário - UFCG - PROVEST | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Skill - reading | pt_BR |
dc.subject | Reading disability | pt_BR |
dc.subject | Formal education | pt_BR |
dc.subject | Language and culture | pt_BR |
dc.subject | PROVEST - Solidarity Pre-Entrance Preparation Course - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Solidarity pre-entrance exam - UFCG - PROVEST | pt_BR |
dc.subject | History of Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERNANDES, Jamila Cristian Abreu. | - |
dc.creator | SILVA, Maria Josany da Costa. | - |
dc.creator | MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Historical relationships between disability and competence in reading processing. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Jamila Cristian Abreu; SILVA, Maria Josany da Costa; MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu. Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELAÇÕES HISTÓRICAS DE DEFICIÊNCIA E COMPETÊNCIA NO PROCESSAMENTO DA LEITURA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdf | Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008 | 95.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.