Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é conferido um caráter de verdade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999 até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T21:21:39Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08 | - |
dc.date.available | 2024-07-08T21:21:39Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Negro no livro didático | pt_BR |
dc.subject | Representação iconográfica - negros - livro de História | pt_BR |
dc.subject | Representações d enegros - livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | History textbook | pt_BR |
dc.subject | Black in the textbook | pt_BR |
dc.subject | Iconographic representation - black people - History book | pt_BR |
dc.subject | Representations of black people - textbooks | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. | - |
dc.creator | LUIZ, Janailson Macêdo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Black and textbook: reinterpretation of iconographic representations in a 7th grade history book. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NEGRO E LIVRO DIDÁTICO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdf | Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008 | 168.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.