Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | [...] Podemos pensar com mais consistência acadêmica os percalços que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sofreu no decorrer do estabelecimento e construção do sistema de ensino brasileiro. Paulo Freire afirmava ser a EJA um meio político de libertação mediante a aquisição e inserção no mundo escrito e lido. Justamente por isso – por ser caráter libertador – diversas iniciativas oriundas do Estado objetivaram inviabilizar a sua efetivação, já que o processo de (se) educar pressupõe a compreensão da educação como uma forma de intervenção no mundo (FREIRE, 1996). Na Proposta Curricular para o 1o Segmento do Ensino Fundamental (BRASIL, 2007) encontramos um resgate histórico da EJA no contexto brasileiro a partir da década de 30, quando iniciou-se o processo de consolidação do sistema de ensino público no país. Para compreender melhor as circunstâncias contextuais que “inter-influenciaram” a instauração deste, faz-se necessário lançar um olhar retrospectivo na História da Educação do Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T17:46:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05 | - |
dc.date.available | 2024-07-05T17:46:15Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens Adultos | pt_BR |
dc.subject | História e Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | História da educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação brasileira - História | pt_BR |
dc.subject | Young Adult Education | pt_BR |
dc.subject | History and Education of Youth and Adults | pt_BR |
dc.subject | History of education - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Brazilian education - History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The History and meanings of Youth and Adult Education in Brazil: Processes, approaches, paradigms and challenges. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A HISTÓRIA E OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdf | A História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008 | 134.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.