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Title: | Os silêncios de Mnemosyne: oralidade e a construção da memória da penitência em Barbalha-CE. |
Other Titles: | The silences of Mnemosyne: orality and the construction of the memory of penance in Barbalha-CE. |
???metadata.dc.creator???: | BEZERRA, Cícera Patrícia Alcântara. |
Keywords: | Penitenciária de Barbalha - CE;Barbalha - CE - penitenciária;Cariri Cearense - cólera morbo;Irmandade da Luz;Padre Ibiapina;Epidemia de cólera morbo;Cólera morbo - Cariri Cearense;Barbalha Penitentiary - CE;Barbalha - CE - penitentiary;Cariri Cearense - morbid cholera;Brotherhood of Light;Father Ibiapina;Morbid cholera epidemic;Morbus cholera - Cariri Cearense |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BEZERRA, Cícera Patrícia Alcântara. Os silêncios de Mnemosyne: oralidade e a construção da memória da penitência em Brabalha-CE. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 04: História Oral, Experiências e Perspectivas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36491 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A forte religiosidade se tornou uma das principais características do Cariri cearense. Um grande caleidoscópio de representações do catolicismo popular e suas crenças. Essa religiosidade é caracterizada pelas constantes re-elaborações e reincorporações realizadas principalmente por leigos, enquanto condutores dessa cultura religiosa pluralizada, que dispensa o intermédio do clero para manutenção de suas expressões de fé. Um dos principais rituais devocionais praticados no Brasil desde período colonial é a penitência, esta, teria sido trazida ao Brasil pelos padres jesuítas, assumindo particularmente no Nordeste características específicas. Elas são identificadas nessa região a partir do século XVIII, muito influenciadas pelos missionários capuchinhos italianos e lazaristas franceses, sobretudo os primeiros, que em seus sermões sempre enfatizavam de forma agressiva a ideia de um Deus intransigente e cheio de fúria, incentivando nos fiéis o temor ao inferno, que seria o ponto de chegada de quem houvesse desobedecido a Deus pecando contra suas palavras. A epidemia de cólera morbo, ocorrida em meados do Século XIX, dizimou grande parte da população da região do Cariri Cearense, o que contribuiu para que houvesse um afloramento de práticas penitenciais públicas na região do Cariri, que contavam com a participação de muitos padres, onde se acreditava que através do sofrimento coletivo, diminuiriam os pecados dos homens e a ira de Deus, proporcionando dessa forma, o fim da epidemia que representava o castigo divino pelos pecados dos homens. Os periódicos que circulavam no Cariri no período da epidemia de cólera, dentre os quais se destaca o jornal “O Araripe”, assim como a literatura escrita sobre a região, referenciam que as Ordens de Penitentes remontam a pelo menos 1850, período anterior a atuação missionária do Padre Ibiapina no Cariri que ocorreu a partir de 1864, tendo sido ele responsável pela construção em Crato e em Barbalha, de algumas Casas de Caridade e Cemitérios, para atender a população castigada pelas constantes secas e pela epidemia. No discurso apresentado pelos componentes da Irmandade da Cruz, aparece clara a representação do Padre Ibiapina como fundador não apenas desse grupo, como de outros localizados na região. O cemitério do sítio, onde também se realizam as práticas de mortificação corporal, teria sido construído pelo missionário para o sepultamento das vítimas do cólera. O jornal “O Araripe”, na edição de 11.05.18642, contabilizava no Sítio Cabeceiras no ano de 1864, o número de 60 acometidos pela doença, dentre os quais três mortos. Neste sentido, podemos perceber a existência de determinados elementos que se fazem presente nas narrativas orais dos componentes do grupo, particularmente, os elementos que relacionam o Padre Ibiapina e a epidemia de Cólera Morbo enquanto “mitos fundadores” da penitencia no sítio cabeceiras. Tais elementos diferem, do que alguns “historiógrafos’, particularmente, J. de Figueiredo Filho e Irineu Pinheiro apresentam como sendo “verdade” sobre a prática de autoflagelação no Cariri Cearense. O que pretendemos demonstrar neste artigo, é que os diferentes sujeitos constroem enredos específicos para contar as “suas” histórias. |
Keywords: | Penitenciária de Barbalha - CE Barbalha - CE - penitenciária Cariri Cearense - cólera morbo Irmandade da Luz Padre Ibiapina Epidemia de cólera morbo Cólera morbo - Cariri Cearense Barbalha Penitentiary - CE Barbalha - CE - penitentiary Cariri Cearense - morbid cholera Brotherhood of Light Father Ibiapina Morbid cholera epidemic Morbus cholera - Cariri Cearense |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36491 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: História Oral, Experiências e Perspectivas |
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OS SILÊNCIOS DE MNEMOSYNE - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2008.pdf | Os silêncios de Mnemosyne: oralidade e a construção da memória da penitência em Barbalha-CE. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 4 2008 | 226.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
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