Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36352
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Ao se trabalhar com uma obra literária utilizando esta como fonte histórica é necessário discutir a relação entre história e literatura. Relação que vem se embrenhando no meio acadêmico, a partir das considerações acerca da escrita “fictícia” (literária) e da escrita “verídica” (histórica). Dentro dessa discussão a vertente pós-estruturalista considera que a história enquanto uma “arte” não estaria muito distante da literatura, já que antes se tratavam de um saber unívoco, ou seja, uma arte homogênea que associava veracidade e relatos “fantásticos”. [...] Por tanto, devemos recorrer aos textos literários como testemunhos sem, no entanto querer absorver deles nenhuma verdade única e absoluta, mas tentando produzir uma historia-arte, que nos possibilitem ter outras visões que vão além de uma realidade concreta e material, penetrando no mundo das subjetividades. E assim, construímos realmente uma “nova historia”. É por essa “nova história” que nos dedicamos a analisar uma obra literária. Mas, também, ter uma visão mais apurada de como era a vida e de como as mulheres que não submetiam ao padrão moral da Belle Époque se sentiam, desenhando formas de vida subversivas e transformadoras de valores, as quais com suas artimanhas ludibriavam as regras que que lhes eram impostas, tendo o seu corpo como um instrumento poderoso na prática da sedução. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Naná e o Livro das Cortesãs: um elo possível entre literatura e história (?). | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36352 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T19:46:11Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27 | - |
dc.date.available | 2024-06-27T19:46:11Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Literatura e História | pt_BR |
dc.subject | História e Literatura | pt_BR |
dc.subject | Livro das Cortesãs | pt_BR |
dc.subject | Cortesãs | pt_BR |
dc.subject | Naná - Livro das Cortesãs | pt_BR |
dc.subject | Emile Zola | pt_BR |
dc.subject | Literatura francesa | pt_BR |
dc.subject | Literature and History | pt_BR |
dc.subject | History and Literature | pt_BR |
dc.subject | Book of Courtesans | pt_BR |
dc.subject | Courtesans | pt_BR |
dc.subject | Naná - Book of Courtesans | pt_BR |
dc.subject | French literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Tarcilo José de Arruda Medeiros. | - |
dc.creator | LEAL, Cibelle Jovem. | - |
dc.creator | MEDEIROS, Manuela Aguiar Araújo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Naná and the Book of Courtesans: a possible link between literature and history (?). | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Tarcilo José de Arruda Medeiros; LEAL, Cibelle Jovem; MEDEIROS, Manuela Aguiar Araújo. Naná e o Livro das Cortesãs: um elo possível entre literatura e história (?). In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36352 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NANÁ E O LIVRO DAS CORTESÃS - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdf | Naná e o Livro das Cortesãs: um elo possível entre literatura e história (?). - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008 | 380.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.