Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender os significados do magistério e da educação feminina nas primeiras décadas do século XX na vila de Taperoá-PB. Especificamente, procuramos analisar de que maneira educadoras e alunas exerciam e sofriam efeitos da sociedade no seu contexto histórico e educacional. O que significava ser professora, aluna e mulher? Como as mulheres eram educadas? A metodologia adotada teve por base o método indiciário proposto por Ginzburg, quando então observamos nossas fontes (arquivos escolares, fotos e jornais) procurando ler os indícios, os sinais para além do campo visível. A pesquisa se inscreve nos Estudos de Gênero e nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural. Embora no período em estudo o incentivo ao magistério feminino e à educação da mulher fosse justificado pela associação desta à representação de mãe, esposa e dona-de-casa, constatamos também a incipiente inserção feminina num processo social mais amplo: mudanças no comportamento da mulher e a paulatina conquista do espaço público, avanços ligados ao acesso das meninas à da educação escolar e ao mercado de trabalho por meio do magistério.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282-
dc.date.accessioned2024-06-26T12:01:18Z-
dc.date.available2024-06-26-
dc.date.available2024-06-26T12:01:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória de Taperoá - PBpt_BR
dc.subjectVila de Taperoá - PBpt_BR
dc.subjectMagistériopt_BR
dc.subjectMulheres docentes - Taperoá - PBpt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectMétodo indiciário - Ginzburgpt_BR
dc.subjectMulheres e educaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHistory of Taperoá - PBpt_BR
dc.subjectTaperoá Village - PBpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectWomen teachers - Taperoá - PBpt_BR
dc.subjectFemale educationpt_BR
dc.subjectEvidence method - Ginzburgpt_BR
dc.subjectWomen and educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWomen teachers and female education: the case of Vila de Taperoá-PB in the first decades of the 20th century.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. A mulher docente e a educação feminina: O caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações, 2, 2009, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MULHER DOCENTE E A EDUCAÇÃO FEMININA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2009.pdfA mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. - Artigo de Evento CDSA 20091.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.