Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo compreender os significados do magistério e da educação feminina nas primeiras décadas do século XX na vila de Taperoá-PB. Especificamente, procuramos analisar de que maneira educadoras e alunas exerciam e sofriam efeitos da sociedade no seu contexto histórico e educacional. O que significava ser professora, aluna e mulher? Como as mulheres eram educadas? A metodologia adotada teve por base o método indiciário proposto por Ginzburg, quando então observamos nossas fontes (arquivos escolares, fotos e jornais) procurando ler os indícios, os sinais para além do campo visível. A pesquisa se inscreve nos Estudos de Gênero e nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural. Embora no período em estudo o incentivo ao magistério feminino e à educação da mulher fosse justificado pela associação desta à representação de mãe, esposa e dona-de-casa, constatamos também a incipiente inserção feminina num processo social mais amplo: mudanças no comportamento da mulher e a paulatina conquista do espaço público, avanços ligados ao acesso das meninas à da educação escolar e ao mercado de trabalho por meio do magistério. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T12:01:18Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26 | - |
dc.date.available | 2024-06-26T12:01:18Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | História de Taperoá - PB | pt_BR |
dc.subject | Vila de Taperoá - PB | pt_BR |
dc.subject | Magistério | pt_BR |
dc.subject | Mulheres docentes - Taperoá - PB | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Método indiciário - Ginzburg | pt_BR |
dc.subject | Mulheres e educação | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | History of Taperoá - PB | pt_BR |
dc.subject | Taperoá Village - PB | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Women teachers - Taperoá - PB | pt_BR |
dc.subject | Female education | pt_BR |
dc.subject | Evidence method - Ginzburg | pt_BR |
dc.subject | Women and education | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Women teachers and female education: the case of Vila de Taperoá-PB in the first decades of the 20th century. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. A mulher docente e a educação feminina: O caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações, 2, 2009, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MULHER DOCENTE E A EDUCAÇÃO FEMININA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2009.pdf | A mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. - Artigo de Evento CDSA 2009 | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.