Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A pesquisa analisa o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar de alunos com deficiência, visando promover sua participação ativa e efetiva no ambiente escolar. Utilizando uma revisão bibliográfica, foram exploradas diversas dimensões do processo inclusivo, desde o papel crucial da família até as estratégias pedagógicas e tecnológicas. Os resultados destacam que o envolvimento ativo da família fortalece os laços com a escola e cria um ambiente de apoio eficaz, enquanto as práticas pedagógicas inclusivas, como diferenciação curricular e ensino colaborativo, são essenciais para reconhecer e valorizar a diversidade dos alunos. Além disso, as tecnologias, como softwares de leitura de tela e aplicativos de comunicação alternativa, facilitam a autonomia e a participação dos alunos com deficiência. A análise conclui que a colaboração entre esses elementos é fundamental para garantir uma educação de qualidade e criar ambientes de aprendizagem inclusivos, valorizando a diversidade e promovendo a equidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Educação Inclusiva: explorando o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T19:18:40Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19 | - |
dc.date.available | 2024-06-19T19:18:40Z | - |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Família e educação | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Integração família e práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Family and education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Family integration and pedagogical practices | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | TOUREM, Rafael Viêro. | - |
dc.creator | ZARPELLON, Cayttano Saul De Sá. | - |
dc.creator | FERRAZ, Aline. | - |
dc.creator | CACHUCHO, Marcos Vinicius Lisboa. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Paula Regina. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do. | - |
dc.creator | BUENO, Clenir de Fatima. | - |
dc.creator | SANTOS, Angela de Melo. | - |
dc.creator | JOERKE, Gabriel Antonio Ogaya. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive Education: exploring the potential of integration between family, pedagogical practices and technologies for school inclusion. | pt_BR |
dc.identifier.citation | TOUREM, Rafael Viêro; ZARPELLON, Cayttano Saul De Sá; FERRAZ, Aline; CACHUCHO, Marcos Vinicius Lisboa; OLIVEIRA, Paula Regina; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; BUENO, Clenir de Fatima; SANTOS, Angela de Melo; JOERKE, Gabriel Antonio Ogaya. Educação Inclusiva: explorando o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar. IOSR Journal of Humanities and Social Science (Online), v. 29, p. 57-61, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2024.pdf | Educação Inclusiva - Artigo de Periódico CDSA 2024 | 81.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.