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dc.creator.IDBRITO, P. T. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3833696031117599pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7876-1008pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8314910448343996pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA JUNIOR, Josean da Silva.-
dc.contributor.referee1IDLIMA JUNIOR, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926427437369371pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Cesir Barbosa de Almeida.-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, C. B. A.pt_BR
dc.description.resumoAs empresas estão constantemente em busca de alternativas para aumentar sua lucratividade e eficiência no mercado. Para alcançar esse objetivo, é necessário ter preços competitivos, reduzir erros, retrabalhos e tempo de inatividade das máquinas, sem comprometer a imagem da empresa ou gerar altos custos. Assim, o foco é garantir a máxima qualidade dos produtos, em meio à crescente demanda por excelência impulsionada pela concorrência. Neste sentido, a qualidade é uma estratégia essencial para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, a utilização de ferramentas da qualidade que possibilitem a organização do processo produtivo e a eficiência em todas as suas etapas é um elemento de competitividade para as empresas contemporâneas. Diante disso, este estudo teve como objetivo reduzir o tempo de paradas não programadas nos moinhos de uma empresa de mineração. Para isso, identificou-se as falhas que acarretavam maiores tempos de parada e propôs-se medidas para reduzi-las ou eliminá-las. Para isso, elaborou-se a Curva ABC, a fim de classificar a criticidade das falhas nos componentes dos moinhos, de acordo com seu impacto no tempo de paradas não programadas. Em seguida, elaborou-se a Árvore de Falhas para identificar as causas fundamentais das falhas de Classe A e estruturou-se o Análise de Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) para avaliar o Número de Prioridade ao Risco e identificar as ações necessárias para minimizar as falhas. Por fim, foram propostas melhorias para solucionar as causas raízes encontradas, por meio da criação de um plano de manutenção e aplicação de Procedimentos Operacionais Padrão. Os principais resultados alcançados com as melhorias sugeridas foram: redução dos gastos com manutenção corretiva, elevação da confiabilidade e disponibilidade do equipamento e, consequentemente, aprimoramento do padrão de atendimento ao cliente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titleRedução do tempo de paradas não programadas: estudo de caso em uma empresa de mineração.pt_BR
dc.date.issued2024-05-17-
dc.description.abstractCompanies are constantly looking for alternatives to increase their profitability and efficiency in the market. For this, it is necessary to have competitive prices and reduce errors, rework, and machine downtime without compromising the company's image or generating high costs. Therefore, the focus is to ensure maximum product quality amidst the growing demand for excellence driven by competition. In this sense, quality is an essential strategy for the survival of organizations. In this context, quality tools enable the organization of the production process, and efficiency in all its stages is an element of competitiveness for contemporary companies. Therefore, this study aimed to reduce the time of unscheduled downtime in the mills of a mining company. To this end, the faults that led to longer downtimes were identified, and measures were proposed to reduce or eliminate them. To this end, the ABC Curve was created to classify the criticality of failures in mill components according to their impact on unscheduled downtime. Next, the Fault Tree (FTA) was created to identify the fundamental causes of Class A failures, and the Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) was structured to evaluate the Risk Priority Number and identify the actions necessary to minimize failures. Finally, to resolve the basic root causes researchers create a maintenance plan and apply Standard Operating Procedures. The main results achieved with the suggested improvements were reduced spending on corrective maintenance, increased reliability and availability of equipment, and improved customer service standards.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36125-
dc.date.accessioned2024-06-14T19:57:12Z-
dc.date.available2024-06-14-
dc.date.available2024-06-14T19:57:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectCurva ABCpt_BR
dc.subjectMétodo FMEApt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectEmpresa de mineraçãopt_BR
dc.subjectParadas não programadaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectQuality managementpt_BR
dc.subjectABC Curvept_BR
dc.subjectFMEA methodpt_BR
dc.subjectQuality toolspt_BR
dc.subjectMining company.pt_BR
dc.subjectUnscheduled stopspt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Priscila Thais de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReduction of unscheduled downtime: study of case in a mining company.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Priscila Thais de Sousa. Redução do tempo de paradas não programadas: estudo de caso em uma empresa de mineração.. 2024. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36125pt_BR
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