Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de realidade alternada, denominado FelizCidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura. | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.title | Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T13:08:41Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14 | - |
dc.date.available | 2024-06-14T13:08:41Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Jogos sérios | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Educação do Campo - leitura | pt_BR |
dc.subject | Texto dramatúrgico | pt_BR |
dc.subject | Teatro e educação | pt_BR |
dc.subject | Formação dos professores leitores | pt_BR |
dc.subject | Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Serious games | pt_BR |
dc.subject | Reading subject - Degree in Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Degree in Rural Education - reading | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgical text | pt_BR |
dc.subject | Theater and education | pt_BR |
dc.subject | Training of reading teachers | pt_BR |
dc.subject | Serious alternate reality game - FelizCidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Valéria. | - |
dc.creator | BARROS, Marcelo Alves de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading, saying, playing: interactions between reading, literature and serious games. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LER DIZER BRINCAR - INTERAÇÕES ENTRE LITERATURA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdf | Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. - Anais de Evento CDSA 2017 | 315.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.