Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDXAVIER, A. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708497643709542pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Y. L. T. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971490719107438pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, M. C. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8314910448343996pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Daniel Oliveira de.-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, D. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8164014190223142pt_BR
dc.description.resumoA indústria da moda se apresenta como um setor economicamente vantajoso, de forma que, a competitividade nesse ramo e crescente, pressionando as organizações a aperfeiçoarem sua performance continuamente. No Brasil, esse ramo é formado majoritariamente por micros e pequenas empresas, principalmente no estado do Pernambuco responsável pelo segundo maior polo de confecções, com uma crescentemente necessidade por capacitações voltadas a área de gestão. Nesse sentido, o presente estudo conhecendo as lacunas da indústria da moda e a importância da estratégia, o presente estudo tem como objetivo “Compreender estrategicamente a tomada de decisão em empresa do setor de confecções”. Para tal, o estudo de caso se estrutura para (i) identificar os recursos e capacidades da organização, (ii) analisar os ambientes organizacionais e seu impacto na estratégia, (iii) formular estratégias para elevar a vantagem competitiva da organização. Como resultado, a pesquisa contribui para o meio empresarial, fornecendo uma sugestão de direcionamento estratégico, considerando o desenvolvimento de novos empreendimentos. Ademais, no meio acadêmico, a presente pesquisa avança na literatura apresentando pontos de melhorias, alertando pesquisadores acerca da competitividade em polo de confecção e apresentando uma gama de possíveis novos estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico e visão baseada em recursos: um estudo de caso em uma organização do setor da moda.pt_BR
dc.date.issued2024-06-05-
dc.description.abstractThe fashion industry presents itself as an economically advantageous sector, so that competitiveness in this field is growing, putting pressure on organizations to continually improve their performance. In Brazil, this sector is mainly made up of micro and small companies, mainly in the state of Pernambuco, responsible for the second largest clothing hub, with an increasing need for training focused on the management area. In this sense, this study, knowing the gaps in the fashion industry and the importance of strategy, aims to “Strategically understand decision-making in a company in the clothing sector”. To this end, the case study is structured to (i) identify the organization's resources and capabilities, (ii) analyze organizational environments and their impact on strategy, (iii) formulate strategies to increase the organization's competitive advantage. As a result, the research contributes to the business environment, providing a suggestion for strategic direction, considering the development of new ventures. Furthermore, in the academic world, this research advances the literature by presenting points for improvement, alerting researchers about competitiveness in the clothing industry and presenting a range of possible new studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36052-
dc.date.accessioned2024-06-12T13:27:42Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T13:27:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectIndústria da modapt_BR
dc.subjectVisão baseada em recursospt_BR
dc.subjectCinco forças de Porterpt_BR
dc.subjectMatriz SWOTpt_BR
dc.subjectModelo VRIOpt_BR
dc.subjectVisão baseada em recursos - RBVpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectFashion industrypt_BR
dc.subjectResource-based viewpt_BR
dc.subjectFive Porter forcespt_BR
dc.subjectWOT Matrixpt_BR
dc.subjectVRIO modelpt_BR
dc.subjectResource-based view - RBVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorXAVIER, Ana Larissa da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning and resource-based vision: a case study in an organization in the fashion sectorpt_BR
dc.identifier.citationXAVIER, Ana Larissa da Silva. Planejamento estratégico e visão baseada em recursos: um estudo de caso em uma organização do setor da moda. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36052pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LARISSA DA SILVA XAVIER - TCC ENG. DE PRODUÇÃO CDSA 2024.pdfAna Larissa da Silva Xavier. - TCC Engenharia de Produção CDSA 20241.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.