Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende descrever um estudo de caso, no âmbito da temática das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática, desenvolvido numa turma de 1ª série do nível médio. Nosso objetivo foi abordar o estudo da função exponencial com o recurso de softwares. Realizamos após a atividade na sala de aula uma aplicação de um curto questionário, onde tomamos como sujeitos para uma análise reflexiva, 03 (três) alunos da referida turma. Abordamos primeiro o conteúdo na forma tradicional, baseado na resolução de exercícios com aulas expositivas, em seguida desenvolvemos uma aula com uma atividade onde tivemos o auxilio do microcomputador e de um datashow, utilizando como recurso principal o software GeoGebra1. O questionário enfatizava questões como: Você acredita que o software GeoGebra lhe ajudou a aprender sobre a função exponencial? A respeito do estudo deste conteúdo de matemática através do software GeoGebra, foi possível verificar a predisposição dos alunos ao advento da tecnologia. Mas até que ponto o uso dessas novas Tecnologias potencializa o ensino aprendizagem? Quais seus pontos positivos e negativos nesse processo? Imersos nessas questões, apresentaremos reflexões sobre, no desenvolvimento do artigo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T12:58:53Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11 | - |
dc.date.available | 2024-06-11T12:58:53Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Softwares dinâmicos - recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - software | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs | pt_BR |
dc.subject | Transformação social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Software GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Teaching Mathematics | pt_BR |
dc.subject | New technologies | pt_BR |
dc.subject | Dynamic software - teaching resource | pt_BR |
dc.subject | Teaching resource - software | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies - ICTs | pt_BR |
dc.subject | Social transformation | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra Software | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics teaching in the context of new technologies: reflecting the potential of using dynamic software as a resource in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. In: V CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 5, 2010, Maceió/AL. Anais V CONNEPI, 2010. p. 1-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2010.pdf | O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. - Anais de Evento CDSA 2010 | 148.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.