Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36005
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOARES, A. L. A. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0586152062495241 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FRANÇA JÚNIOR, Reginaldo Pereira. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FRANÇA JÚNIOR, R. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086812927093899 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | OLIVEIRA, Juliana e Silva de. | - |
dc.contributor.referee1ID | OLIVEIRA, J. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, Nilma Angélica dos. | - |
dc.contributor.referee2ID | SANTOS, N. A. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar os principais desafios do trabalho profissional do assistente social na educação básica, o qual teve sua metodologia constituída por meio de pesquisas bibliográficas e de caráter qualitativo, aliada também a pesquisas documentais referentes ao âmbito educacional, sua política, e dimensão enquanto espaço sócio ocupacional do Serviço Social e também da Psicologia, a partir da promulgação da Lei 13.935/2019. Junto a esses aspectos, foram assentados também na presente pesquisa,características da profissão dos assistentes sociais tanto em seu sentido amplo, e principalmente em seu recorte historiográfico perante o estabelecimento da atuação na área da educação. Esse caminho percorrido nos leva a conclusão de que os desafios presentes para esse trabalho são diversos, e perpassam uma gama de lutas e resistências dos profissionais que o compõem, do pré ao pós estabelecimento da Lei que o regulamenta e do atual contexto cotidiano. Para além disso, e por fim, destacase a necessidade de um processo de constante organização coletiva de assistentes sociais e também junto os psicólogos e demais profissionais pertencentes a área da educação, não somente de modo político, mas também continuado, através de capacitações, formulações de pesquisas, subsídios e demais materiais, referentes a profissão em seus desafios cotidianos nesse espaço tão repleto de embates e possibilidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Serviço Social | pt_BR |
dc.title | Os desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-05-05 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work aims to identify the main challenges of the professional work of social workers in basic education, which had its methodology included through bibliographical and qualitative research, combined also with documentary research relating to the educational scope, its policy, and dimension as a sociooccupational space of Social Service and also of Psychology, following the promulgation of Law 13,935/2019. Along with these aspects, the present research also included characteristics of the profession of social workers, both in its broadest sense, and mainly in its historiographical perspective regarding the establishment of activities in the area of education. This path taken leads us to conclude that the challenges present for this work are diverse, and permeate a range of struggles and resistances of the professionals who compose it, from pre to post establishment of the Law that regulates it and the current daily context. Furthermore, and finally, the need for a process of constant collective organization of social workers and also together with psychologists and other professionals belonging to the area of education stands out, not only in a political way, but also on an ongoing basis, through training, research formulations, subsidies and other materials, referring to the profession in its daily challenges in this space so full of debates and possibilities. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36005 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T12:09:39Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11 | - |
dc.date.available | 2024-06-11T12:09:39Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Política de educação | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOARES, Ana Lívia Alves de França. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The challenges of the professional work of the social worker in Basic Education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOARES, Ana Lívia Alves de França. Os desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica. 2024,48fl. -Trabalho de conclusão de curso( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB-Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Lívia Alves F. Soares Serv.Social CCJS 2024.pdf | Ana Lívia Alves de França Soares. Serviço Social, TCC 2024. | 442.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.