Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOARES, A. L. A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586152062495241pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANÇA JÚNIOR, Reginaldo Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDFRANÇA JÚNIOR, R. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086812927093899pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Juliana e Silva de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Nilma Angélica dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, N. A.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar os principais desafios do trabalho profissional do assistente social na educação básica, o qual teve sua metodologia constituída por meio de pesquisas bibliográficas e de caráter qualitativo, aliada também a pesquisas documentais referentes ao âmbito educacional, sua política, e dimensão enquanto espaço sócio ­ocupacional do Serviço Social e também da Psicologia, a partir da promulgação da Lei 13.935/2019. Junto a esses aspectos, foram assentados também na presente pesquisa,características da profissão dos assistentes sociais tanto em seu sentido amplo, e principalmente em seu recorte historiográfico perante o estabelecimento da atuação na área da educação. Esse caminho percorrido nos leva a conclusão de que os desafios presentes para esse trabalho são diversos, e perpassam uma gama de lutas e resistências dos profissionais que o compõem, do pré ao pós estabelecimento da Lei que o regulamenta e do atual contexto cotidiano. Para além disso, e por fim, destaca­se a necessidade de um processo de constante organização coletiva de assistentes sociais e também junto os psicólogos e demais profissionais pertencentes a área da educação, não somente de modo político, mas também continuado, através de capacitações, formulações de pesquisas, subsídios e demais materiais, referentes a profissão em seus desafios cotidianos nesse espaço tão repleto de embates e possibilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleOs desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica.pt_BR
dc.date.issued2024-05-05-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to identify the main challenges of the professional work of social workers in basic education, which had its methodology included through bibliographical and qualitative research, combined also with documentary research relating to the educational scope, its policy, and dimension as a socio­occupational space of Social Service and also of Psychology, following the promulgation of Law 13,935/2019. Along with these aspects, the present research also included characteristics of the profession of social workers, both in its broadest sense, and mainly in its historiographical perspective regarding the establishment of activities in the area of education. This path taken leads us to conclude that the challenges present for this work are diverse, and permeate a range of struggles and resistances of the professionals who compose it, from pre to post establishment of the Law that regulates it and the current daily context. Furthermore, and finally, the need for a process of constant collective organization of social workers and also together with psychologists and other professionals belonging to the area of education stands out, not only in a political way, but also on an ongoing basis, through training, research formulations, subsidies and other materials, referring to the profession in its daily challenges in this space so full of debates and possibilities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36005-
dc.date.accessioned2024-06-11T12:09:39Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T12:09:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolítica de educaçãopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Ana Lívia Alves de França.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of the professional work of the social worker in Basic Education.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Ana Lívia Alves de França. Os desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica. 2024,48fl. -Trabalho de conclusão de curso( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB-Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Lívia Alves F. Soares Serv.Social CCJS 2024.pdfAna Lívia Alves de França Soares. Serviço Social, TCC 2024.442.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.