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dc.creator.IDVIDERES, V. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8013860455312437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607835005694213-
dc.contributor.advisor1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4754499535748686pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.referee1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.referee2MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.-
dc.contributor.referee2IDMACRI, L. M. S. R.pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de avaliar o processo de comunicação institucional na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Sousa-PB, o estudo aborda o processo de comunicação institucional da Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Sousa, classificado como pesquisa aplicada, exploratória e descritiva. Utilizando uma abordagem qualitativa e metodologia documental, concentrou-se na análise do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) implementado na prefeitura. A pesquisa envolveu a observação dos registros de atendimento do SIC de 2020 a 2022. Os resultados da pesquisa sobre o atendimento na Secretaria de Administração da Prefeitura de Sousa revelam o impacto da pandemia de COVID-19 nos padrões de demanda por serviços administrativos. Ao analisar os atendimentos no período, observa-se variações mensais significativas, com picos durante períodos de restrições. O aumento progressivo nos atendimentos ao longo dos anos indica uma crescente demanda por informações, influenciada pelo contexto socioeconômico e políticas governamentais. Em 2022, houve um aumento expressivo seguido por uma queda, refletindo a sensibilidade do serviço às condições externas, especialmente às medidas de distanciamento social. A análise da comunicação na Secretaria de Administração de Sousa destaca a necessidade de uma gestão sistemática e eficaz. A variedade de canais oferece oportunidades, mas também desafios de coordenação. Essas conclusões são fundamentais para aprimorar a gestão pública, promovendo transparência e eficiência. No entanto, reconhece-se a necessidade de investigações futuras para entender melhor a interação dos cidadãos com a prefeitura, visando melhorias contínuas na comunicação institucional para beneficiar a comunidade e a gestão pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqBacharelado em Administraçãopt_BR
dc.titleComunicação na Administração Pública Municipal: um estudo na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Sousa.pt_BR
dc.creator.idFERNANDES, W. S.-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.description.abstractWith the objective of evaluating the institutional communication process in the Municipal Secretariat of Administration of Sousa-PB City Hall, the study addresses the communication process institution of the Municipal Administration Secretariat of Sousa City Hall, classified as applied, exploratory and descriptive research. Using a qualitative and documentary methodology, focused on the analysis of the Citizen Information System (SIC) implemented in the city hall. The research involved observing service records of the SIC from 2020 to 2022. The results of the survey on service at the Secretariat of Administration of Sousa City Hall reveal the impact of the COVID-19 pandemic on demand patterns for administrative services. When analyzing services during the period, significant monthly variations are observed, with peaks during periods of restrictions. O progressive increase in services over the years indicates a growing demand for information, influenced by the socioeconomic context and government policies. In 2022, there was a significant increase followed by a drop, reflecting the sensitivity of the service to external conditions, especially social distancing measures. The analysis of the communication at the Sousa Administration Secretariat highlights the need for management systematic and effective. The variety of channels offers opportunities but also challenges to coordination. These conclusions are fundamental to improving public management, promoting transparency and efficiency. However, the need for future research is recognized to better understand the interaction of citizens with the city hall, aiming for continuous improvements in institutional communication to benefit the community and public management.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35999-
dc.date.accessioned2024-06-11T11:39:38Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T11:39:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectComunicação institucionalpt_BR
dc.subjectSistema de informação ao cidadãopt_BR
dc.subjectSecretaria de administraçãopt_BR
dc.subjectPrefeitura de Sousa – PBpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectInstitutional communicationpt_BR
dc.subjectCitizen information systempt_BR
dc.subjectSecretariat of administrationpt_BR
dc.subjectSousa City Hall – PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIDERES, Victoria Amancio.-
dc.creatorFERNANDES, William de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCommunication in Municipal Public Administration: a study at the Administration Secretariat of Sousa City Hall.pt_BR
dc.identifier.citationVIDERES, Victoria Amancio; FERNANDES, William de Sousa. Comunicação na Administração Pública Municipal: um estudo na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Sousa. 2024. 31fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35999pt_BR
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