Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente texto é fruto de investigações realizadas em nosso cotidiano docente numa licenciatura interdisciplinar em Educação do Campo, no Cariri ocidental da Paraíba, microrregião que está inserida no semiárido brasileiro. Tais investigações estão nos possibilitando gerar materiais que serão suportes para os entendimentos das diferentes práticas matemáticas dos povos campesinos. Esse texto, tem como perspectiva incentivar as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática em escolas do Campo, onde a contextualização se apresenta como principal pano de fundo. O objetivo principal aqui, é o de explicitar alguns conhecimentos matemáticos utilizados no cotidiano do camponês e apresentar algumas reflexões de como podem ser possíveis várias relações dos mesmos, com os conhecimentos matemáticos que são tradicionalmente ensinados nas salas de aulas de matemática das escolas do Campo, para que seja proporcionada uma maior aproximação do que se vive com o que se estuda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleOs conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991-
dc.date.accessioned2024-06-10T17:54:34Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T17:54:34Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectCamponeses - conhecimentos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino e matemáticapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectsaberes do cotidianopt_BR
dc.subjectContextualização - ensino e matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectPeasants - mathematical knowledgept_BR
dc.subjectTeaching and mathematicspt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectEveryday knowledgept_BR
dc.subjectContextualization - teaching and mathematicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe mathematical knowledge of peasants' daily lives: elucidation and reflections for teaching mathematics in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, 6, 2016, Juazeiro-BA. Anais [...] Juazeiro-BA, 2016, p. 108-113. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfOs conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses - Anais de Evento CDSA 2016204.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.