Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
Title: | Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. |
Other Titles: | Critical Mathematics Education: an application in the classroom using problematizing situations as a resource in proposing, formulating and exploring mathematical problems. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. CAVALCANTE, José Luiz. |
Keywords: | Educação Matemática Crítica;Problematização - ensino de matemática;Matemática - ensino;Proposição e formulação de problemas - matemática;Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática;Educação de Jovens e Adultos;Ensino Médio Noturno - Matemática;Critical Mathematics Education;Problematization - mathematics teaching;Mathematics - teaching;Proposing and formulating problems - mathematics;Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching;Youth and Adult Education;Evening High School - Mathematics |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos, sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano. |
Keywords: | Educação Matemática Crítica Problematização - ensino de matemática Matemática - ensino Proposição e formulação de problemas - matemática Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio Noturno - Matemática Critical Mathematics Education Problematization - mathematics teaching Mathematics - teaching Proposing and formulating problems - mathematics Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching Youth and Adult Education Evening High School - Mathematics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - UMA APLICAÇÃO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2013.pdf | Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula - Anais de Evento CDSA 2013 | 224.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.