Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste capítulo apresentamos aspectos dos caminhos teórico-metodológicos que o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (Gpemce) percorre desde a sua fundação em 2008. O Gpemce é vinculado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), possui membros de seis estados brasileiros e algumas parcerias internacionais. Desenvolve pesquisas que abordam o ensino e a aprendizagem da Estatística em diferentes níveis, bem como os processos de formação de docentes, nos contextos da Educação do Campo, Educação Quilombola e a Educação Escolar Indígena. Nos seus estudos, o Gpemce investiga sobre aspectos sociais, políticos e culturais como elementos fundamentais na mobilização de processos de Letramento Estatístico. Para exemplificar, apresentamos aspectos de três pesquisas de doutoramento, as quais elucidam como esse grupo se coloca frente as questões emergentes da sociedade, explicitando como a Educação Estatística e o Letramento Estatístico podem contribuir para construção e consolidação de caminhos para a justiça social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractIn this chapter we present aspects of the theoretical-methodological paths that the Research Group on Mathematics Education in the Contexts of Field Education (Gpemce) has followed since its foundation in 2008. Gpemce is linked to the Federal University of Pernambuco (UFPE) together with the Postgraduate in Mathematics and Technological Education (Edumatec), has members from six Brazilian states and some international partnerships. It develops research that addresses the teaching and learning of Statistics at different levels, as well as teacher education processes, in the contexts of Field Education, Quilombola Education and Indigenous School Education. In its studies, Gpemce investigates social, political and cultural aspects as fundamental elements in mobilizing Statistical Literacy processes. To illustrate, we present aspects of three doctoral studies, which elucidate how this group faces emerging issues in society, explaining how Statistics Education and Statistical Literacy can contribute to the construction and consolidation of paths to social justice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35955-
dc.date.accessioned2024-06-07T14:10:58Z-
dc.date.available2024-06-07-
dc.date.available2024-06-07T14:10:58Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPesquisa em Educação Estatísticapt_BR
dc.subjectFormação docente críticapt_BR
dc.subjectGrupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo - Gpemce UFPEpt_BR
dc.subjectStatistical literacypt_BR
dc.subjectStatistical Educationpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectResearch in Statistical Educationpt_BR
dc.subjectCritical teacher trainingpt_BR
dc.subjectResearch Group on Mathematics Education in the Contexts of Rural Education - Gpemce UFPEpt_BR
dc.subjectAlfabetización estadísticapt_BR
dc.subjectEducación estadísticapt_BR
dc.subjectEducación Matemáticapt_BR
dc.subjectInvestigación en Educación Estadísticapt_BR
dc.subjectFormación docente críticapt_BR
dc.subjectGrupo de Investigación en Educación Matemática en Contextos de Educación Rural - Gpemce UFPEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.creatorBARROS, Anderson Henrique Costa.-
dc.creatorTEIXEIRA, Maria Joseane Santos.-
dc.creatorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.-
dc.creatorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStatistical literacy in socio-political-cultural contexts: contributions from the Gpemce trajectory.pt_BR
dc.title.alternativeAlfabetización estadística en contextos sociopolíticos-culturales: aportes desde la trayectoria del Gpemce.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; BARROS, Anderson Henrique Costa; TEIXEIRA, Maria Joseane Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. O letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce. In: GIORDANO, Cassio Cristiano; KISTEMANN JUNIOR, Marco Aurélio. (Org.). panorama da produção acadêmica dos grupos de pesquisa em educação estatística vinculados ao GT12-SBEM. 1. ed. São Paulo: Editora Akademy, 2024, v. 1, p. 10-25. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35955pt_BR
dc.description.resumenEn este capítulo presentamos aspectos de los caminos teórico-metodológicos que el Grupo de Investigación en Educación Matemática en Contextos de Educación del Campo (Gpemce) ha seguido desde su fundación en 2008. El Gpemce está vinculado a la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) junto con el Postgrado en Matemática y Educación Tecnológica (Edumatec), cuenta con miembros de seis estados brasileños y algunos convenios internacionales. Desarrolla investigaciones que abordan la enseñanza y el aprendizaje de la Estadística en diferentes niveles, así como los procesos de formación docente, en los contextos de la Educación del Campo, la Educación Quilombola y la Educación Escolar Indígena. En sus estudios, Gpemce investiga aspectos sociales, políticos y culturales como elementos fundamentales en la movilización de procesos de Alfabetización Estadística. A modo de ilustración, presentamos aspectos de tres estudios de doctorado, que dilucidan cómo este grupo enfrenta problemáticas emergentes en la sociedad, explicando cómo la Educación Estadística y la Alfabetización Estadística pueden contribuir a la construcción y consolidación de caminos hacia la justicia social.pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM CONTEXTOS - CAP DE LIVRO CDSA 2024.pdfO letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce. - Cap. de Livro CDSA 20241.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.