Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoUm cenário de disputa política se constituiu a partir de dois paradigmas, o de Combate à Seca e o da Convivência com o Semiárido, gerando diferentes narrativas que tomam como base conhecimentos estatísticos para validação ou refutação. O Paradigma de Combate à Seca se mostrou corrupto e ineficaz em suas ações, colocando o Semiárido Brasileiro em um contexto de descaso, com ausência de políticas públicas. O Paradigma da Convivência com o Semiárido, ao contrário, busca resgatar o respeito às diversidades culturais dos vários povos e territórios existentes, a sustentabilidade dos recursos hídricos, relação com a natureza e práticas agroecológicas, tecnologias de convivência e soberania alimentar. Esse contexto intenso de disputa exige o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma nova forma de vivenciar o mundo atual, de maneira consciente frente ao que ocorre, com postura crítica e relexiva. Um elemento importante com potencial de desenvolver posturas críticas e empoderamento é o letramento estatístico, que está relacionado às atitudes diante das inúmeras informações estatísticas que nos cercam cotidianamente e como lidamos criticamente com gráicos, tabelas e outros elementos estatísticos. Nesse sentido, o objetivo deste capítulo é trazer uma problematização que indique um possível caminho teórico-metodológico que possa relacionar um processo de formação continuada com base no letramento estatístico e contextualizado com os pressupostos do Paradigma da Convivência com o Semiárido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLetramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractA scenario of political dispute was formed from two paradigms, one that ights against drought and one that coexists with the semiarid region, generating diferent narratives based on statistical knowledge to be validated or rejected. The paradigm of combating drought proved corrupt and inefective, placing the Brazilian Semiarid in a context of neglect, with the absence of public policies. The paradigm of coexistence with the semiarid, on the contrary, seeks to rescue respect for the cultural diversities of the various existing peoples and territories, the sustainability of water resources, the relationship with nature and agroecological practices, coexistence technologies, and food sovereignty. This intense context of dispute requires the development of skills that enable a new way of experiencing the current world consciously in the face of what occurs with a critical and relective posture. An important element with the potential to develop critical attitudes and empowerment is statistical literacy, which is related to attitudes towards statistical information that we surround daily and how we deal critically with graphs, tables, and other statistical elements. In this sense, the objective of this chapter is to bring a problematization that indicates a theoretical-methodological path that can relate a process of continuing education based on statistical literacy and contextualized with the assumptions of the paradigm of coexistence with the semiarid region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954-
dc.date.accessioned2024-06-07T14:04:32Z-
dc.date.available2024-06-07-
dc.date.available2024-06-07T14:04:32Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectEstatística - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectFormação de professores - Matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectStatistical literacypt_BR
dc.subjectStatistics - study and teachingpt_BR
dc.subjectCoexistence with the semi-aridpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectStatistical Educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics Teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.creatorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStatistical literacy to empower coexistence with the semiarid.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido. In: FRANÇOIS, Carlos Monteiro e Karen. (Org.). Temas Emergentes em Letramento Estatístico. 1. ed. v. 1, Recife: Editora Universitária da UFPE, 2021, p. 228-248. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO ESTATÍSTICO PARA EMPODERAR A CONVIVÊNCIA - CAP DE LIVRO CDSA 2021.pdfLetramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido. - Cap. de Livro CDSA 2021316.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.