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dc.description.resumoEm 1969 foi realizado o primeiro International Congress of Mathematics Education – ICME – em Lyon na França, que se tornou um dos mais importantes congressos de Educação Matemática. Este Congresso foi um marco importante para as discussões em torno da relevância das dimensões política, social e cultural no ensino da Matemática, que já aconteciam em grupos de pesquisas, a exemplo do Grupo Internacional de Estudos em Etnomatemática (TSGEM), do Grupo de Educação Matemática Crítica (CMEG), do Grupo Britânico de Pesquisas sobre as Perspectivas Sociais na Educação Matemática (RSPME) e da Educação Matemática e Sociedade (MES). O interesse de pesquisadores nacionais e internacionais por essa temática e o fortalecimento dos grupos de pesquisa apontam para a relevância de ensinar conteúdos matemáticos, relacionando-os com aspectos da vida social, cultural e política dos alunos.1 questiona: “Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade?” e coloca em evidência a relevância e a pertinência de o professor problematizar o contexto social em suas aulas. Nessa mesma direção, Skovsmose (2001) destaca que ensinar criticamente é uma forma de ir além do que está dito ou visível para a sociedade. Ensinar, nessa perspectiva, também é papel dos professores que formam os futuros professores de Matemática, e é este ensino o foco de nosso interesse neste capítulo. Para nutrir a discussão, trazemos um recorte de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida pela primeira autora (Lima 2018), que, orientada pela segunda, estudou as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato2 na formação de professores de Matemática de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).3 Apresentaremos três atividades, propostas por dois professores formadores que atuam em dois cursos de LEdoC, para serem desenvolvidas pelos estudantes no tempo comunidade e faremos uma breve análise das suas respostas. Para tanto, ancoramos a pesquisa nos estudos sobre a Educação Matemática Crítica, a Educação do Campo e a formação de professores de Matemática nas LEdoC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUm olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEdoC para o tempo comunidade.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35928-
dc.date.accessioned2024-06-05T18:35:54Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T18:35:54Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at activities proposed by teachers teaching LEdoC courses for community time.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Um olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEDOC para o tempo comunidade. In: SILVA, G. H. G.; LIMA, I. M. S.; RODRIGUEZ. F. A. G. (Org.). Educação matemática crítica e a (in) justiça social: práticas pedagógicas e formação de professores. 1. ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2021, p. 149-171. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35928pt_BR
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UM OLHAR SOBRE ATIVIDADES PROPOSTAS POR PROFESSORES FORMADORES - CAP DE LIVRO CDSA 2021.pdfUm olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEdoC para o tempo comunidade. - Cap. de Livro CDSA 20213.04 MBAdobe PDFView/Open


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