Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35922
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.description.abstract | This article aims to understand how the formative cores of the Field Education Teaching Degree Courses that qualify mathematics teachers are structured. This is an excerpt from an ongoing interinstitutional research project that aims to characterise the undergraduate teaching courses that qualify mathematics teachers to work in middle and high school in specific sociocultural contexts. To this end, we discussed mathematics teacher education in LEdoC courses and presented principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School Education. We opted for documentary analysis, whose corpus consisted of the curriculum matrices of Political-Pedagogical Course Projects of three federal public universities located in the Northeast, Southeast, and North regions of the country. Through content analysis, we outlined three analytical categories: general and socio-political formation, mathematical formation and integrative pedagogical formation. The results of the analyses show that the formative nuclei of the three courses present indications of a socio-political formation integrated into the mathematical formation. The study points out possibilities to propose curricular components that establish a relationship with the sociocultural diversity of quilombola peoples, not only in the Education for Ethnic-Racial Relations component. Therefore, we reflect on the implications of teacher education for the performance of those who majored in Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in the documents of courses that qualify mathematics teachers beyond the socio-cultural contexts investigated. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35922 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T13:58:34Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05 | - |
dc.date.available | 2024-06-05T13:58:34Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática - formação | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Contexto sociocultural quilombola | pt_BR |
dc.subject | Análise documental | pt_BR |
dc.subject | Núcleos formativos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teacher training | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teachers - training | pt_BR |
dc.subject | Degree in Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Critical Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Quilombola school education | pt_BR |
dc.subject | Quilombola sociocultural context | pt_BR |
dc.subject | Document analysis | pt_BR |
dc.subject | Training centers | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Aldinete Silvino de. | - |
dc.creator | KHIDIR, Kaled Sulaiman. | - |
dc.creator | FERNANDES, Fernando Luís Pereira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics teacher Education in Field Education for the performance of those in Quilombola School Education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de professores de matemática na licenciatura em educação do campo para atuação na educação escolar quilombola In: VIII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 8., 2021, evento virtual. Anais [...]. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35922 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf | Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. - Anais de Evento CDSA 2021 | 300.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.