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dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo de caso que buscou refletir sobre a questão do processo avaliativo no ensino de Língua Portuguesa, observando a configuração voltada para a inclusão de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, destacando, nesse processo, um estudo do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) tendo como parâmetro a aplicação de uma atividade avaliativa contextualizada. Pensar no ensino e aprendizagem hoje é estabelecer uma relação proximal entre o saber docente, os conhecimentos culturais e sociais dos alunos e o sistema de avaliação escolar. Assim, desenvolvemos uma atividade contextualizada de língua portuguesa que foi indicada para alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública no município de Queimadas - PB. Nosso objetivo principal foi compreender, através da análise dos dados, se o aluno, mesmo apresentando o distúrbio, consegue ler e interpretar as questões propostas, levando em consideração a produção escrita, além do seu tempo hábil para realizá-la. Nosso referencial teórico está vinculado às contribuições de Andrade (2014), Oliveira (2010), Enzweiler (2017), além das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). Questionar a avaliação de língua portuguesa no aspecto da educação inclusiva é acreditar que o aluno com TDAH não necessitará de uma atividade diferenciada, pois através das aulas, o professor pode desenvolver com os alunos habilidades de leitura e escrita para uma avaliação contextualizada e lúdica. Por isso, essas atividades necessitam levar em consideração gêneros textuais diversos, como também buscar fortalecer as competências no que rege a interpretação e produção de textos, ativando os conhecimentos adquiridos ao longo das etapas da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleAvaliação e inclusão no ensino de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877-
dc.date.accessioned2024-06-03T19:16:32Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T19:16:32Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - língua portuguesapt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectTDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectLearning - Portuguese languagept_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHDpt_BR
dc.subjectADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCORREA, Emanuela Moura.-
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.creatorALMEIDA, S. N. C. B.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment and inclusion in Portuguese language teaching.pt_BR
dc.identifier.citationCORREA, Emanuela Moura; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; ALMEIDA, S. N. C. B. Avaliação e Inclusão no Ensino de Língua Portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 2017, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877pt_BR
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AVALIAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdfAvaliação e inclusão no ensino de língua portuguesa. - Anais de Evento CDSA 2017411.09 kBAdobe PDFView/Open


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