Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Escolas públicas sofrem historicamente com problemas de falta de investimento financeiro para adequarem-se às necessidades da comunidade que atendem. Frequentemente é possível ouvir queixas, não só sobre os baixos salários pagos aos professores, mas também da falta de recursos humanos e materiais para realizar um trabalho efetivo na educação dos alunos. Em Pernambuco, principalmente no interior, não é diferente a realidade da maioria das escolas. Mas, dentre todas as dificuldades como a pobreza, a distância dos grandes centros urbanos, a escassez de água e a falta de investimentos suficientes, algumas escolas emergem em cenário estadual e nacional quanto ao seu desempenho pedagógico. Escolas de cidades muito pequenas e pobres como Flores e Quixaba no sertão do Pajeú, já apresentaram baixos índices de evasão e ultrapassaram as metas do IDEB e IDEPE, enquanto escolas que estão localizadas em comunidades semelhantes e que recebem investimentos proporcionais não conseguem alcançar. Pensando sobre essa relação entre os investimentos financeiros e a gestão escolar diante desses resultados, realizamos esta investigação traçando um quadro comparativo com os dados estatísticos de escolas públicas de porte e realidades sociais e financeiras semelhantes, que apresentam índices educacionais desiguais, para debater sobre a possibilidade de uma gestão escolar de sucesso em escolas que não recebem muitos investimentos financeiros, localizadas na região do Sertão do Alto Pajeú no estado de Pernambuco. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.title | A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T18:32:40Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03 | - |
dc.date.available | 2024-06-03T18:32:40Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas estaduais - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas estaduais - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Investimentos financeiros | pt_BR |
dc.subject | Índices educacionais | pt_BR |
dc.subject | Gastos públicos e gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | State public schools - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Financial investments | pt_BR |
dc.subject | Educational indices | pt_BR |
dc.subject | Public spending and school management | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PAIVA, Pedro Murillo de. | - |
dc.creator | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The relationship between public spending and quality school management: a comparative study on state public schools in the interior of Pernambuco. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PAIVA, Pedro Murillo de; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco. In: VI - CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, FORTALEZA. 5, 2018, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande Realize, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A RELAÇÃO ENTRE GASTOS PÚBLICOS E GESTÃO ESCOLAR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2019.pdf | A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade - Anais de Evento CDSA 2019 | 213.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.