Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada: “Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de licenciatura em Educação do Campo do sertão pernambucano: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos”. A referida pesquisa teve início em junho de 2013 e foi finalizada em 2015, trazendo como objeto de pesquisa o currículo da formação de professores, em especial o que diz respeito aos conteúdos de ensino que tratam dos saberes campesinos. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o Campo, enquanto território, é tecido por uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e de que historicamente as populações campesinas foram silenciadas (FERNANDES; MOLINA, 2004). Assim, compreendermos que, por seu caráter heterogêneo, a Educação do Campo avoca uma educação específica e diferenciada, o que, por sua, vez demanda uma formação que trate das epistemes produzidas nesse território que é material e imaterial. Tendo em vista a complexidade que perpassa o território campesino, nos ancoramos na abordagem teórica-metodológica dos estudos pós-coloniais latino-americanos, uma vez que essa abordagem nos permite compreender o Campo como território historicamente silenciado pelos modelos coloniais, mas que, em paralelo, apresenta tramas decoloniais que possibilitam a vivência de modelos educacionais Outros (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.title | A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-29T13:09:40Z | - |
dc.date.available | 2024-05-29 | - |
dc.date.available | 2024-05-29T13:09:40Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Campesinato | pt_BR |
dc.subject | Saberes campesinos | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Estudos pós-coloniais | pt_BR |
dc.subject | Sertão de Pernambuco - Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Peasantry | pt_BR |
dc.subject | Peasant knowledge | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Degree in Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Postcolonial studies | pt_BR |
dc.subject | Sertão de Pernambuco - Countryside Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro. | - |
dc.creator | MAINAR, Alcione Alves da Silva. | - |
dc.creator | SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The colonial wound present in the training curriculum: focusing on teaching content relating to peasant knowledge, a reading based on post-colonial studies. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro; MAINAR, Alcione AAlves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. A Ferida colonial Presente no Currículo da Formação: Em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes Campesinos uma leitura partir dos estudos Pós-Coloniais. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016, Juazeiro. Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A FERIDA COLONIAL - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdf | A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. - Anais de Evento CDSA 2016 | 340.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.